IR: Correção da tabela é tema em jornal de Limeira
Matéria publicada no domingo (26/1) no jornal Gazeta de Limeira (SP), com o título “Auditores buscam correção para tabela do IR”, chama a atenção ao citar o PL (Projeto de Lei) que visa aumentar a faixa salarial mínima a ser onerada pelo IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A proposta que tramita na Câmara dos Deputados tem como base a iniciativa do Sindifisco Nacional denominada Imposto Justo.
Um dos pontos do Projeto de Lei 6094/2013 é a correção pela média salarial, além da reposição da defasagem acumulada na tabela do IR.
De acordo com o presidente da DS (Delegacia Sindical) Limeira, José Fernando Corrêa, ouvido pela reportagem, a última correção feita pelo Governo foi de 4,5%, muito abaixo da inflação, que foi de 5,91% na média do ano passado. "A maneira correta de correção da tabela deveria ser conforme a média do aumento dos salários, e não da inflação ou abaixo. A correção deveria ser no mínimo de 6%, ou 8%, que seria o mais justo".
Imposto Justo – A correção da tabela do IR é uma das bandeiras históricas do Sindifisco, que foi reafirmada e fortalecida em 2013 com o lançamento da campanha Imposto Justo, que visa buscar mais justiça fiscal. Graças a ela, estão em tramitação, no Congresso Nacional, duas proposições.
O PL (Projeto de Lei) 6094/13 – que altera as leis 11.482/07 e 9.250/95 para reajustar os valores das tabelas progressivas mensais do IRPF, das deduções por dependente, das despesas com educação e outras providências – e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 283/2013, conhecida como PEC dos Jatinhos, que prevê a cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para lanchas, jatinhos e helicópteros particulares.
A Campanha Imposto Justo recebe adesões através do site www.impostojusto.org.br e facebook, onde pode-se obter todas as informações sobre a proposta.