Intransigência do Governo prejudica caminhoneiros em Foz do Iguaçu

Mais de mil e quinhentos caminhões aguardam liberação para seguir viagem no Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), em função da operação-padrão deflagrada pelos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) há 17 dias. 

A demora no desembaraço das mercadorias fez com que um grupo de caminhoneiros procurasse a Justiça do Trabalho na quarta-feira (4/7), a fim de tentar definir o caráter da mobilização. É que, como estão parados no porto seco, os caminhoneiros querem que as transportadoras arquem com as despesas, o que só ocorre em casos de greve.

De acordo com reportagem divulgada pelo site de notícias ClickFoz, a operação-padrão em curso tem retardado consideravelmente o tempo de desembaraço de mercadorias. “O trabalho que normalmente leva em torno de 72 horas, com a mobilização em vigor faz que com que a carga fique retida no pátio por mais de 15 dias”, destaca o texto.

O Sindifisco Nacional lamenta que trabalhadores e a sociedade como um todo estejam sendo sacrificados pela operação-padrão. Durante um ano e meio, os Auditores tentaram negociar uma pauta de reivindicações com o Governo, justamente por saber que um movimento reivindicatório em qualquer formato refletiria na população.

No entanto, apesar de todo o esforço do Sindicato em procurar a via negocial, o Governo não apresentou contraproposta ou deu qualquer resposta às demandas apresentadas pela categoria. O Sindifisco Nacional aconselha os representantes dos caminhoneiros a pressionar o Governo para que o impasse seja resolvido o mais rapidamente possível.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) entende que a falta de habilidade política do Executivo empurrou a Classe para esse momento. A radicalização do Governo quando optou por não negociar com a categoria está gerando prejuízos desnecessários a trabalhadores brasileiros. O Sindifisco espera que situações como a que está acontecendo em Foz e outras localidades fronteiriças brasileiras sejam resolvidas o mais rapidamente possível.

Conteúdos Relacionados