Intensa articulação garante retomada da emissão de carteiras de aposentados

Depois de quase dois anos suspensa, a emissão das carteiras de identificação de Auditores-Fiscais aposentados será retomada pela Receita Federal. A conquista consta na Portaria 8/2021, assinada nesta quinta (4) pelo Auditor-Fiscal José Barroso Tostes Neto, secretário especial da Receita.

Esse desfecho vem na esteira de uma intensa articulação feita pela Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, que não poupou esforços para garantir aos aposentados o reconhecimento pelos anos de serviços prestados e o devido tratamento na condição de autoridades tributárias e aduaneiras. Foram inúmeras as reuniões com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogep), seja de forma presencial ou por videoconferência, para cobrar a retomada das emissões.

Também vale destacar o empenho pessoal do presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, para que os Auditores aposentados voltassem a ter uma identificação condizente com a importância que possuíram e possuem para a Receita Federal.

Graças a esse empenho, o próprio secretário, durante o Encontro Telepresencial de Aposentados e Pensionistas, promovido pelo Sindifisco Nacional em outubro passado, reconheceu a importância da identificação. “A imagem de eficiência, inovação e vanguarda da Receita Federal se deve em grande medida ao esforço despendido durante a vida funcional de cada um de vocês. A Receita Federal é constituída por todos que aqui estamos e por todos os que já passaram e deram valiosas contribuições. As portas da nossa instituição estarão sempre abertas”, afirmou Tostes à época.

A partir da portaria, os Auditores aposentados deverão procurar a unidade de Gestão de Pessoas da Receita mais próxima para preencher a ficha de identificação. Além disso, é preciso levar uma foto 3×4 no padrão para documento – de paletó e gravata, no caso dos homens. Para receber a carteira de aposentado, também é preciso devolver a identificação de ativo.

Histórico – A emissão das carteiras funcionais dos Auditores-Fiscais aposentados estava suspensa desde abril de 2019. A suspensão foi motivada pelas mudanças estruturais e de nomenclatura do Ministério da Fazenda e da Receita Federal do Brasil, que, desde então, passaram a se denominar Ministério da Economia e Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Conteúdos Relacionados