Integração aduaneira com Paraguai sai em breve


Na quarta-feira (24/10), último dia da visita conjunta Brasil/Paraguai a unidades aduaneiras dos dois países, os integrantes da DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz (2º vice-presidente) e Fábio Galízia (Relações Internacionais), na companhia de dirigentes do Sitrad (Sindicato dos Trabalhadores Aduaneiros do Paraguai), visitaram a Inspetoria da RFB (Receita Federal do Brasil) de Ponta Porã (MS), no Brasil, e a Administração Aduaneira de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

As estações aduaneiras brasileira e paraguaia são separadas apenas pela rodovia que divide um país do outro. A proximidade entre os órgãos permite uma boa interação da atividade na região e está prevista para breve a oficialização da integração entre as unidades.

“As tratativas com a aduana paraguaia sobre a ACI (Área de Controle Integrado) estão bastante avançadas”, explicou a titular da Inspetoria de Ponta Porã, Auditora-Fiscal Andreza Viana Rocha. Segunda a inspetora, semanalmente são realizadas reuniões bilaterais para discutir o assunto. A informação foi repassada aos membros da Frasur durante a visita à unidade.

Importante ressaltar que, mesmo antes de serem iniciadas as discussões sobre a integração, já existia uma cooperação de fato entre as aduanas do Brasil e do Paraguai.

“A Frasur só tem razão de existir se contribuir para a promoção, de fato, da integração entre as aduanas da América do Sul. Ficamos satisfeitos em saber que aqui vocês trabalham para que isso aconteça”, salientou o 2º vice-presidente do Sindifisco.

“Ficamos felizes em saber que aqui já existe essa interação entre as aduanas”, disse Fábio Galízia. “Seria interessante que a Administração da Receita incentivasse essa prática em outras fronteiras do Brasil”, acrescentou.

Além de conversar com a inspetora e Auditores sobre a Frasur e seus objetivos, os sindicalistas falaram sobre a Campanha Salarial da Classe, sobre o adicional de fronteira, entre outros assuntos. De lá os dirigentes seguiram para a visitação na Administração Aduaneira de Pedro Juan Caballero.

Também participaram da conversa o inspetor-substituto, Auditor-Fiscal Marcial Pinazo, e o Auditor-Fiscal Ali Mohamad Jaha.

Conteúdos Relacionados