DEN visita RFB em Manaus e constata precariedade
O vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio, está em Manaus (AM) para avaliar as condições de trabalho a que estão submetidos os Auditores-Fiscais lotados na capital amazonense. A visita, que começou nesta quarta-feira (14/7) e será concluída amanhã (15/7), é fruto de convite da DS (Delegacia Sindical) Amazonas, que solicitou auxílio à DEN (Diretoria Executiva Nacional) para intervir junto à administração, em função da péssima situação em que se encontram as instalações da RFB (Receita Federal do Brasil) na localidade.
No dia de hoje, Sérgio Aurélio, acompanhado do vice-presidente da DS/Amazonas, Leonardo Almada da Costa, visitou as dependências do Sefis (Serviço de Fiscalização) local e pôde constatar a gravidade do problema. De acordo com o vice-presidente, a área que acomoda os Auditores-Fiscais do Sefis é parte de um imóvel cedido pela Infraero. “A situação é bastante grave. A sala que abriga a Sefis é pequena e acomoda mais de 30 Auditores-Fiscais, que se amontoam no espaço para trabalhar”, diz Sérgio Aurélio.
Ainda segundo o vice-presidente, o espaço não tem número suficiente de cadeiras e não oferece nenhuma privacidade para atendimento ao contribuinte. Na área dedicada à análise de malha fina, três Auditores dividem uma pequena sala. “Além disso, o setor só pode atender um contribuinte de cada vez, para garantir que não haverá quebra de sigilo fiscal”, conta.
Nesta quinta-feira, Sérgio Aurélio deve conhecer a situação das demais instalações da RFB em Manaus e receber um dossiê elaborado pela DS/Amazonas sobre o problema. O levantamento feito pela delegacia será encaminhado pela DEN ao secretário da RFB, Auditor-Fiscal Otacílio Cartaxo, para que sejam tomadas providências imediatas sobre o caso. “Essa situação tem de ter uma solução urgente, porque o pessoal está muito descontente em ter de trabalhar nas condições em que se encontra atualmente”, alerta o vice-presidente do Sindicato.