Edital de concurso de remoção deve ser divulgado nas próximas semanas

A RFB (Receita Federal do Brasil) publicará em breve o edital que instituirá o Concurso de Remoção 2012 para os ocupantes do cargo de Auditor-Fiscal. A informação foi repassada ao vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lupércio Montenegro; e ao diretor de Defesa Profissional, Dagoberto Lemos, na terça-feira (24/7) em reunião com o coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Auditor-Fiscal Érico Pozenato. Também participaram do encontro, a coordenadora-geral adjunta, Auditora-Fiscal Mônica Hellen Mesquita de Souza; e a chefe da divisão de Relações Institucionais e Comunicação, Auditora-Fiscal Maria do Carmo Martins.

Segundo Pozenato, o edital está praticamente pronto e só faltam ajustes pontuais. “Dentro de poucos dias, o secretário deverá se pronunciar a respeito da distribuição”, afirmou o coordenador.

É importante que os Auditores-Fiscais que pretendem ser removidos já tenham em mente as unidades pretendidas. No caso de cônjuges, dentro do mesmo concurso de remoção, é salutar que as opções de mudança sejam para as mesmas localidades. “Vamos ter um processo de remoção com a maior a transparência possível", garantiu Pozenato.  

Foram apresentadas algumas dúvidas de filiados sobre outras formas de remoção, em especial, às previstas na Portaria 322 de junho de 2012 da Cogep (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas), que trata do Piap (Painel de Intenção de Atuação Profissional), instrumento de gestão e desenvolvimento profissional, pelo qual os servidores os Audiotres-Fiscais manifestam interesse em atuar em processos de trabalho específicos do órgão.

O coordenador explicou que o Piap leva em conta o perfil profissional do Auditor-Fiscal e as necessidades da Receita Federal.  Segundo Pozenato, a solução ainda é muita nova e está sendo utilizada com muita parcimônia. “Até agora, só aconteceram quatro remoções desse tipo”, informou Érico Pozenato.

Conteúdos Relacionados