Informações sobre a extinção do plano Premium e migração interplanos

O ano de 2022 foi muito desafiador para o Unafisco Saúde. Já no primeiro ano de mandato, a atual diretoria, eleita para o período 2022 a 2024, teve de implementar medidas difíceis, porém necessárias.
Uma delas foi a proposta, aprovada em Assembleia pelos beneficiários filiados, de extinção do plano que deu origem ao Unafisco Saúde, o Premium. A proposta, apresentada e submetida a amplo debate, ao longo de todo ano antes de entrar em votação, foi elaborada a partir da análise de dados, pareceres e estudos de longevidade da carteira que indicaram a urgência da decisão para a sustentabilidade da Operadora Unafisco Saúde.
Deficitário ao longo dos últimos anos e com a comercialização suspensa desde 2012, o Premium tinha já uma carteira cada vez mais envelhecida e sem oxigenação, pontos de atenção para produtos de saúde suplementar baseados no mutualismo.
Os beneficiários contratantes do Premium poderão ingressar no Premium II, um plano com rede credenciada e cobertura assistencial equivalentes. E, pelo fato de o produto permitir novas adesões, a operadora conseguirá gerir a carteira e garantir sua sustentabilidade financeira.
Dando continuidade aos prazos de extinção do plano Premium, definido em Assembleia de beneficiários, realizada em 14 de dezembro de 2023, segue abaixo as principais dúvidas sobre os prazos e ações para migração do plano Premium.
Qual o prazo para solicitar migração de plano?
Os beneficiários que não desejam migrar para o plano Premium II, possuem até 10 de abril de 2023 para enviar ao Unafisco Saúde (por meio do Fale Conosco em nosso site) o formulário de migração preenchido e assinado, que está disponível em https://unafiscosaude.org.br/site/migracao-de-plano/.
Após o dia 10 de abril de 2023, o que ocorrerá com os beneficiários do plano Premium?
Os beneficiários que não optarem pela migração para outro plano, até o dia 10 de abril, serão transferidos automaticamente para o plano Premium II, com vigência a iniciar em 1o de maio de 2023. No link a seguir, é possível verificar a tabela de preços do plano Premium II, que passará a ser cobrada na mensalidade de maio/2023: https://unafiscosaude.org.br/site/premium-ii/
Qual a diferença entre o Premium e Premium II?
Os planos da linha Premium possuem a mesma cobertura e rede credenciada, incluindo os procedimentos extra Rol, com adição da rede Star (Copa Star – RJ, Villa Nova Star – SP e DF Star – DF) somente ofertada aos beneficiários do plano Premium II. A migração para o Premium II não impactará nenhuma cobertura em andamento no plano atual, portanto não haverá nenhuma negativa de procedimentos já autorizados, com referência à migração.
As carteirinhas serão alteradas na migração automática?
Para a migração entre os planos Premium e Premium II, as carteirinhas das redes parceiras não sofrerão alteração, mantendo a mesma numeração e cartão. Somente a carteira da rede direta será alterada, de Premium (azul) para Premium II (preta), que será emitida e enviada ao endereço cadastrado do beneficiário, e a virtual disponibilizada no site do Unafisco Saúde.
Após a migração automática haverá exigência de 12 meses de permanência para nova migração?
Exclusivamente para os beneficiários que migraram do plano Premium, no período de 1o de agosto de 2022 até 1o de maio de 2023, em caráter excepcional, será permitida nova migração sem que haja a permanência mínima de 12 meses para um dos outros planos sem a exigência do cumprimento de carências. A formalização da migração deverá ser feita via Fale Conosco, no site do Unafisco Saúde, até o dia 19 de julho de 2023, para o início da vigência em 1o de agosto de 2023.
Pode migrar os dependentes para um plano diferente do titular?
É permitida a permanência de dependentes em planos diferentes ao do titular, desde que este titular esteja em plano igual ou superior a de seus dependentes, conforme previsto nos regulamentos dos planos do Unafisco Saúde.
Há permissão de incluir dependentes em plano superior ao dos titulares?
Em setembro de 2022, a Diretoria do Plano de Saúde permitiu que os titulares migrassem para plano inferior ao de seus dependentes. Essa permissão, contudo, precisa ser validada por assembleia, o que ainda não ocorreu. Em decisão conjunta com o Conselho Curador, ficou decidida a suspensão desta excepcionalidade até nova análise e divulgação aos beneficiários.
Em caso de tratamentos em andamento, a migração automática interromperá as autorizações em análise?
A migração entre Premium e Premium II não alterará a cobertura, portanto não interromperá os tratamentos iniciados pelos prestadores já habilitados para o plano Premium. A migração automática não impactará nos prazos de análise e liberação de tratamentos já iniciados.
Gostaria de migrar para o Premium II, preciso assinar algum documento ou sinalizar para o Unafisco Saúde?
Não. Para os beneficiários que desejam migrar para o Premium II, nenhuma formalização será necessária tendo em vista que essa migração vai ocorrer de forma automática a partir de 11 de abril, com vigência em 1o de maio.
Como faço para formalizar a migração de plano, caso não queira ser migrado para o Premium II?
Para solicitar a migração, basta que o beneficiário acesse https://unafiscosaude.org.br/site/migracao-de-plano/ e siga o passo a passo disponível na referida página. A vigência para o plano de destino será agendada para 1o de maio de 2023.
Em caso de dúvidas ou para mais esclarecimentos, entre em contato com o Unafisco Concierge por meio do telefone 0800 028 2777.