Informações Jurídicas e forró pé de serra marcam encerramento do Erap N/NE

Lançamento de um livro de memórias, informações sobre o Instituto Mosap e esclarecimentos sobre ações judiciais patrocinadas pelo Sindifisco Nacional. Estes foram os temas dos painéis que marcaram o último dia do Encontro de Aposentados e Pensionistas das regiões Norte e Nordeste, nesta quinta (29), em Natal.
A diretora do Sindifisco, Auditora-Fiscal Dejanira Braga, coordenou o painel sobre o lançamento do livro “Meu(s) Caminho(s)”, de autoria da Auditora-Fiscal aposentada Márcia de Freitas Galvão. A obra foi inspirada nas quatro experiências da Auditora percorrendo o Caminho de Santiago, na Espanha. Márcia contou que o isolamento imposto no primeiro ano da pandemia a levou a reunir os registros das viagens que acabaram servindo de inspiração para ela aprofundar uma pesquisa sobre a história da origem da peregrinação.
Em seguida, o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Auditor-Fiscal Roberto Kasai, comandou a mesa em que o presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, rememorou o início do instituto com intensa participação de Auditores-Fiscais. Edison também falou sobre o manifesto elaborado de forma conjunta, por representantes de diversas entidades que compõem o Mosap, para levar aos candidatos à Presidência da República as principais demandas dos aposentados do serviço público. Por fim, ele falou do Encontro Nacional promovido pela entidade no Congresso Nacional, no fim de agosto, com o objetivo de fazer ecoar também na sede do Legislativo federal as pautas do segmento.
Por fim, encerrando a manhã, o diretor de Assuntos Jurídicos, Auditor-Fiscal Cleber Magalhães, e a gerente do Departamento Jurídico, Talita Bastos, apresentaram a situação atualizada das principais ações patrocinadas pelo Sindifisco Nacional, as possibilidades de acordo e o panorama de inscrições de RPV (Requisição de Pequeno Valor) e precatórios.
Ao longo dos dois dias de encontro, os participantes também puderam usufruir de atendimentos individualizados das equipes do Unafisco Saúde, do Departamento de Relacionamento e Cadastro, bem como do Departamento Jurídico.
O encerramento oficial do encontro ficou a cargo dos anfitriões, Auditores-Fiscais Roberto Kasai e Guilherme Cazumba, diretor de Assuntos Jurídicos da Delegacia Sindical do Rio Grande do Norte. Ambos agradeceram a presença dos cerca de 140 filiados e reforçaram o convite para que os aposentados participem das assembleias e contribuam com a tomada de decisões do Sindifisco Nacional.
Confraternização
Terminada a parte informativa do Erap N/NE, os aposentados, os pensionistas e seus acompanhantes se despediram de Natal em um animado jantar de encerramento ao som de um forró pé de serra.