Imprensa repercute o Dia da Retomada

O primeiro dia de mobilização dos Auditores Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) teve ampla repercussão na imprensa nacional. O chamado "Dia da Retomada" movimentou as DS (Delegacias Sindicais) em todo o país, na quinta-feira (23/6), momento em que os Auditores demonstram a insatisfação com a demora do Executivo em encaminhar PL (Projeto de Lei) de reajuste da categoria ao Congresso Nacional.

Ao jornal Correio Braziliense, o presidente da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Cláudio Damasceno, ressaltou que “desde 23 de março, o governo prometeu enviar os PLs tão logo houvesse alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que ocorreu em 25 de maio. Nada foi feito depois”.

A Folha de Pernambuco, na edição da quinta-feira, destacou que “Cansados de esperar que o Governo Federal cumpra o acordo salarial fechado em março, os auditores da Receita Federal resolveram retomar a mobilização e realizam, a partir de hoje, o Dia Nacional sem Computador, duas vezes por semana, e também a Operação Meta Zero”. Conforme o periódico, as ações afetam o controle aduaneiro e a arrecadação de tributos nas alfândegas. O jornal também citou a afirmação do presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, que lembrou a queda de arrecadação, em período de recessão, devido à mobilização dos Auditores no início do ano.

Além desses dois, outras publicações também repercutiram o movimento, como os santistas Jornal da Orla e Boqueirão News, que lembraram o comunicado enviado em 20 de junho pelo Sindifisco ao ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e ao Auditor Fiscal secretário da RFB, Jorge Rachid.

Conteúdos Relacionados