Imprensa repercute denúncia do Sindifisco sobre incidente internacional

O DCI Online de terça-feira (24/7) divulgou a representação formal junto ao MRE (Ministério das Relações Exteriores) que o Sindifisco Nacional apresentará por conta de oito Auditores-Fiscais terem sido mantidos em cárcere privado por caminhoneiros, em Santo Tomé, na Argentina, na quinta-feira (19/7).

Os Auditores trabalham no CUF (Centro Unificado de Fronteira), localizado em Santo Tomé (na província agentina de Corrientes), e passaram cinco horas sob ameaça de caminhoneiros que protestavam pela liberação de veículos e cargas em análise no local. Por conta da operação-padrão da Classe, a conferência de veículos, cargas e mercadorias tem atingido 100% dos produtos.

Desde que tomou conhecimento do fato, o Sindifisco Nacional tem trabalhado para que a parte responsável pela segurança dos Auditores, o governo argentino e a concessionária administradora do CUF, cumpram com o dever de garantir segurança aos Auditores brasileiros em atuação na localidade. No episódio de Santo Tomé, há relatos de que a força policial argentina foi acionada para atuar na segurança, mas teria se posicionado a favor dos caminhoneiros e argumentado que os Auditores brasileiros deveriam agilizar a liberação das cargas. Vale lembrar, que os caminhoneiros chegaram a ameçar até incendiar o local onde os Auditores-Fiscais estavam.

No dia 23 de julho, o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, se reuniu com o secretário da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto, para pedir intervenção da Administração no caso. Além disso, o Sindicato ingressará com a representação no MRE e pedido de liminar na Justiça para que o Governo brasileiro exija que sejam garantidas condições adequadas de segurança para os brasileiros em atuação no local. Confira.

A expectativa é que as providências do Sindicato surtam efeito para que a segurança da unidade seja garantida de forma permanente e não apenas no período de Campanha Salarial.

Além do DCI Online, o cárcere privado dos Auditores-Fiscais foi notícia no RBS TV de Uruguaiana, município proximo a São Borja.

O CUF tem a finalidade de concentrar todos os organismos brasileiros e argentinos necessários às operações de cargas e de pessoas dentro de um mesmo local.

Conteúdos Relacionados