Imprensa está de olho nos impactos da mobilização da Classe

As ações dos Auditores Fiscais, na luta pela aprovação do PL (Projeto de Lei) 5864/16, que trata do reajuste da categoria e também da pauta não remuneratória, mais uma vez ganharam destaque na imprensa, em especial após a decisão do presidente Michel Temer em frear reajustes já negociados com algumas categorias. A medida gerou um clima de insegurança na Classe, que decidiu, em Assembleia, pelo acirramento da mobilização.

No fim da tarde de quinta-feira (29/9), um protesto de Auditores no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek provocou o atraso de voos e teve repercussão na imprensa local. O jornal DFTV, da emissora Globo, relatou o fato.

Por todo o país a imprensa tem acompanhado as ações da categoria. A edição de sexta-feira (30/9) do jornal Correio Popular de São Paulo registrou a ação em Viracopos, quando, devido à Operação-Padrão, 80 caminhões aguardavam em fila pela liberação de cargas e desembarque de mercadorias. A mobilização na região, de acordo com o jornal, já dura 78 dias.

Nos portos de Belém e de Barcarena, no Pará, as mercadorias também ficaram paradas no aguardo da liberação por parte dos Auditores Fiscais da Receita mobilizados pela aprovação do PL 5864/16. Na quarta-feira (28), a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) destacou que “a ação faz parte de uma mobilização nacional para cobrar a aprovação do Projeto de Lei 5.864/16, que trata da valorização do cargo de auditor fiscal e do reajuste salarial da categoria”.

Em Curitiba, cerca de 200 Auditores participaram de uma manifestação, quarta-feira (28), na sede da Superintendência. Durante o protesto, o presidente da DS (Delegacia Sindical) Florianópolis, Roberto Duarte Alvarez, entregou ao superintendente, Luiz Bernardi, uma carta assinada por 129 Auditores com pedido de exoneração de cargos de chefia, caso o PL não seja aprovado.

Arrecadação – A mobilização da categoria vem  gerando um impacto direto na arrecadação de impostos no país. Recentemente, a imprensa noticiou estimativa levantada com base em dados do Tesouro Nacional, que davam conta de uma queda de 9% no recolhimento de impostos no mês de agosto deste ano, se comparado com o mesmo período de 2015. Julho, por sua vez, obteve resultado 5,8% menor em 2016, comparado com o ano anterior. A queda nos números seria um reflexo das ações da Classe em todo o país.

Diante das proproções do movimento, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) parabeniza os Auditores Fiscais que se demonstram comprometidos com a mobilização e com a luta pela valorização do cargo. O Sindifisco Nacional defende que as ações continuem até que a categoria obtenha êxito na aprovação do PL 5864/16. A DEN lembra à Classe que a próxima semana pode ser decisiva para o andamento do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, pois está prevista para a terça-feira (4/10) a audiência pública na qual a Comissão Especial que analisa o PL debaterá a matéria junto às entidades representativas da categoria. O relator do Projeto também sinalizou que pode apresentar seu relatório já nos próximos dias. Com isso, é importante manter a mobilização e o empenho nas ações do trabalho parlamentar também nas bases.

Conteúdos Relacionados