Imprensa destaca intensificação do movimento pela PEC 443/09

O recrudescimento do movimento dos Auditores Fiscais na busca pela inclusão da carreira na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 443/09 tem sido alvo de inúmeras reportagens na imprensa nacional. Vários foram os jornais que noticiaram as ações de paralisação por 48 horas, que ocorrerão na próxima terça e quarta-feira (11 e 12), além do trabalho no Congresso Nacional pela aprovação votação do DVS (destaque para votação em separado) 07.

A edição do jornal O Globo, de sábado (8/8), e o site Época Negócios destacaram que a cúpula da Receita Federal e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, manifestaram apoio aos auditores fiscais para acalmar os ânimos e evitar uma rebelião que pode derrubar ainda mais a arrecadação federal. “Na noite de quinta-feira, a Receita enviou um e-mail a todos os superintendentes do órgão se comprometendo a apoiar a inclusão da categoria na proposta de emenda constitucional (PEC) 443, que aumentou o teto salarial de advogados públicos e delegados de polícia”, diz um dos trechos.

O Diário de São Paulo de domingo, 9 de agosto, chamou de 'rebelião' o movimento da Classe e ressaltou que “se o governo já tinha problemas com a queda da arrecadação devido à retração da economia, esse quadro agora corre o risco de ficar ainda mais grave”.

Para o jornal Estado de Minas, “o movimento dos auditores fiscais em todo o Brasil de entrega dos cargos de chefia continua em andamento e está ficando mais forte”. A edição de sexta-feira (7/8), cita que “uma das mais importantes regiões fiscais, a 7ª região, que compreende o Rio de Janeiro e Espírito Santo, já está sem comando”.

A agência EBC frisou o intenso trabalho parlamentar da categoria previsto para esta semana, no Congresso Nacional, e a orientação da DEN (Diretoria Executiva Nacional) e do CNM (Comando Nacional de Mobilização) para a entrega dos cargos de chefia como forma de pressão.

A mobilização também repercutiu nos jornais Diário do Litoral, Diário de Pernambuco, e Bahia Notícias.

Nos estados – Alguns jornais regionais deram amplo destaque ao impacto das atividades de paralisação no Piauí, em Belém (PA), em Recife (PE), e em Divinópolis (MG)

Conteúdos Relacionados