Imprensa destaca impacto da mobilização na fronteira gaúcha

A mobilização dos Auditores-Fiscais continua repercutindo nos veículos de comunicação do país. Após o trabalho realizado pela assessoria de imprensa do Sindifisco Nacional, os efeitos do movimento da categoria nas fronteiras gaúchas foram noticiados pela Agência Estado, com reprodução do conteúdo em diversos sites jornalísticos, e pelo canal de TV Agro +, voltado para o público do agronegócio.

O aumento do prazo para vistoria na fronteira entre Brasil e Argentina foi o mote da matéria da Agência Estado. A reportagem, que foi publicada na última sexta-feira (1º), trata da demora da entrada de declarações de importação e na vistoria de mercadorias, em virtude da operação-padrão dos Auditores-Fiscais da Receita Federal. O texto ressalta que o movimento tem como causa a luta contra o sucateamento do órgão, a recomposição do quadro de Auditores e a regulamentação da Lei 13.464/17.

Ouvido pela reportagem, o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, afirmou que os atrasos na fronteira ocorrem em razão da falta de efetivo. A análise dos produtos pelos profissionais ocorria em torno de 24 horas e hoje demora por volta de 20 dias nas aduanas das cidades de São Borja e Uruguaiana. “Para termos uma fiscalização efetiva, precisamos trabalhar dentro de dois eixos: segurança e agilidade. Antes da operação-padrão, o foco era a agilidade, pois temos uma falta crônica e absurda de Auditores nas aduanas. Mas chegamos a um momento tão crítico que o descaso com a Receita Federal passou a afetar a segurança nacional”, afirmou Falcão à agência.

Na ocasião, o presidente ainda complementou que a Receita Federal passa por um momento crítico e que necessita de apoio do governo federal, o qual não se movimentou para reparar a situação. “Quem não protege suas fronteiras não protege seu país. A Receita Federal está à míngua e não vemos qualquer movimento do governo federal para reparar essa situação. Sem a fiscalização adequada, temos a entrada de todo o tipo de ilícitos, além de uma porta aberta para a concorrência desleal, que afeta diretamente os resultados econômicos da indústria e do comércio nacionais”, acrescentou.

O conteúdo da Agência Estado foi replicado pelos veículos Uol, Isto É Dinheiro, O Povo, Investing, Canal Rural e Caarapó Online.

Impacto no setor produtivo de máquinas agrícolas

As consequências da mobilização ao setor de maquinários agrícolas foram abordadas pelo canal de TV Agro na última quinta (30). Durante um link ao vivo, o repórter Leandro de Souza relatou as condições das fronteiras gaúchas, que enfrentam filas de caminhões aguardando a liberação do documento de importação nas Aduanas de Uruguaiana e São Borja.

Utilizando-se de imagens produzidas pelos próprios Auditores-Fiscais e disponibilizadas pela assessoria de imprensa do sindicato, o repórter explicou, ao longo de pouco mais de dois minutos, a espera dos motoristas em função da operação-padrão da categoria. Ele também falou das reivindicações dos Auditores em torno do fortalecimento da Receita e do reconhecimento do cargo.

Além das imagens cedidas por Auditores e mediadas pela assessoria de imprensa, o conteúdo disponibilizado para os jornais reuniu informações levantadas pelo diretor Auditor-Fiscal Anibal Rivani Moura.

Conteúdos Relacionados