Sindicato expõe detalhes do Imposto Justo ao Fonacate
Em reunião realizada na terça-feira (11/6) na sede do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), em Brasília (DF), os integrantes das entidades que compõem o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da campanha “Imposto Justo”. O diretor de Relações Intersindicais da DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional, Rafael Pillar, fez uma exposição das medidas propostas, que têm como mote a correção da tabela de IR (Imposto de Renda) e outras mudanças em direção à Justiça Fiscal e social.
O Fonacate aprovou todas as ideias defendidas pelo Imposto Justo, e as entidades se comprometeram a ajudar na divulgação da campanha. "O apoio do Fórum é muito importante, pois trata-se do engajamento de mais de 20 entidades de peso no serviço público", comemorou Pillar.
A campanha, lançada no dia 21 de maio, está agora em uma fase crucial – a de coleta de assinatura para que as medidas sejam protocoladas no Legislativo como de iniciativa popular. A DEN entende que só a força do povo será capaz de dar impulso às propostas dentro do Congresso Nacional, uma vez que se tratam de medidas que mexem com aqueles que são isentos de pagamento de impostos.
Mas as medidas propostas são justas. A ideia principal é que a correção da tabela de Imposto de Renda acompanhe a evolução da renda dos trabalhadores, corrigindo as distorções que só beneficiam as classes mais abastadas. Com o Imposto Justo, a meta é contribuir para que todos comecem a contribuir de acordo com sua capacidade econômica.
Como contribuir – Acesse o hotsite da campanha e contribua com a sua assinatura. No canto direito da página constam os espaços para preenchimento de dados necessários (nome e endereço) e para consulta do título de eleitor no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Ao acessar o site, além de apoiar o Projeto, o internauta pode acessar uma calculadora que simula quanto ele perde de receita com a defasagem da tabela do IR. Também poderão ser conferidas matérias explicativas sobre os benefícios do Imposto Justo e a repercussão da imprensa sobre o assunto.