II Enap tem início em Porto de Galinhas
Teve início na terça-feira (11/6), o II Enap (Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas do Sindifisco Nacional), em Ipojuca, Porto de Galinhas (PE). O evento reunirá até sexta-feira (14/6) cerca de 300 Auditores-Fiscais aposentados filiados ao Sindifisco Nacional. O primeiro dia do encontro foi destinado a uma cerimônia de boas-vindas, com jantar e a apresentação do Balé Popular de Recife.
A cerimônia de abertura contou com a presença do deputado federal João Dado (PDT/SP); do presidente do Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas) , Edison Haubert; do vice-presidente de Planejamento Orçamentário da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), José Tibúrcio Tabosa; e do presidente do Unafisco Associação Nacional, Amilton Lemos.
O deputado e Auditor-Fiscal João Dado destacou que, com seus 36 anos de trabalho em benefício do interesse público, se sente desvalorizado. “Todos nós aqui temos o sentimento do dever cumprido, mas logo começamos a nos dar conta das leis injustas que nos confiscam 11% dos nossos proventos. O desafio que lanço para vocês é que juntos, somos um exército de 25 mil Auditores e precisamos ser melhor representados no Congresso Nacional. Nossa categoria poderia colocar no Congresso pelo menos 25 deputados no poder para nos representar e defender nossos direitos”, disse o parlamentar.
Cerca de 300 Auditores-Fiscais aposentados estão participando do II Enap
O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, lembrou à plateia o motivo pelo qual o Sindicato existe: “além de defender a categoria, para também proporcionar momentos como esse, de encontro e reflexão”.
Delarue ressaltou que outra atribuição do Sindicato, entidade representativa dos Auditores, é fazer a Justiça Fiscal. “Não podemos ficar calados quando a população acha que somos responsáveis pela má distribuição e má aplicação dos recursos gerados pelos impostos. Precisamos mostrar que somos um Sindicato cidadão, que não concorda com o confisco no Imposto de Renda da classe média assalariada”, disse ao defender e convidar os Auditores a participar da campanha Imposto Justo.
O Balé Popular de Recife se apresentou aos participantes do II Enap
A diretora-adjunta de Finanças da DS (Delegacia Sindical) Recife e também diretora de Comunicação do Sindifisco Nacional, Maria Cândida Capozzoli, deu as boas-vindas aos participantes do Encontro e falou da importância do evento ser realizado em Ipojuca. “Quero que vocês se sintam acolhidos por este lugar. O Enap é uma rica oportunidade para conhecerem as belezas naturais e aproveitarem os passeios, a vasta gastronomia e a cultura que vocês poderão vivenciar na visita a Recife”, disse.
O diretor-adjunto de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco, Eduardo Artur Neves Moreira, reiterou o apoio que teve da DEN (Diretoria Executiva Nacional) para a realização do evento. Além disso, lembrou que passados quatro anos desde a fusão entre a Receita Federal e o Fisco Previdenciário, essa unificação já está visivelmente consolidada. “Vejo todos aqui bastante integrados. E essa é mais uma oportunidade de todos os Auditores aposentados se unirem cada vez mais”, assinalou.
{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2013/Junho/BOL825/Enap]}