8 de março: DEN parabeniza mulheres pelo seu dia
As mulheres têm um dia especial para marcar a luta de cada uma delas por igualdade de direitos e melhores condições de trabalho. O “Dia Internacional da Mulher”, comemorado em 8 de março, é uma data que lembra as conquistas sociais, econômicas e políticas das mulheres.
No Unafisco Sindical, elas estão em número significativo. Atualmente, são 2.037 Auditoras-Fiscais na ativa e 2.245 aposentadas. Também cabe destacar que a cadeira de secretária da RBF (Receita Federal do Brasil) é ocupada por uma mulher, Lina Maria Vieira.
Para o presidente do Unafisco, Pedro Delarue, o trabalho das mulheres na entidade faz a diferença. Segundo ele, a sensibilidade feminina tem contribuído muito com a DEN (Diretoria Executiva Nacional). “Muitas vezes, elas têm os olhos mais atentos para detalhes que podem passar despercebidos”, comenta Delarue.
Mas a história nem sempre foi assim. No século XIX e no início do XX, nos países que se industrializavam, o trabalho fabril era realizado por homens, mulheres e até crianças. As jornadas de trabalho eram de 12 e, até mesmo, de 14 horas, em semanas de seis dias, que, não raramente, também incluiam as manhãs de domingo. Os salários eram ínfimos e os empregados eram submetidos a péssimas condições de trabalho. As reivindicações eram tratadas como afronta e as castas que se aventuravam a protestar eram tidas como “classes perigosas”.
Origem – Mesmo nessa conjuntura, segundo dados históricos, um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, decidiu fazer uma greve e reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com a remuneração dos homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação aconteceu no dia 8 de março de 1857. A greve foi reprimida com violência. Um grupo de tecelãs foi trancado dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi decidido que 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Entretanto, só no ano de 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O Unafisco parabeniza todas as mulheres brasileiras, em especial as Auditoras-Fiscais da RBF, e deseja que todos os desafios sejam vencidos com dignidade e coragem.