GT do Código de Ética realiza primeira reunião
Em cumprimento à determinação do CDS (Conselho de Delegados Sindicais) ocorrido de 19 a 22 de março, foi instalado na quarta-feira (3/4), em Brasília, o GT (Grupo de Trabalho) do Código de Ética, cujo coordenador é o diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais da DEN (Diretoria Executiva Nacional), João Eudes. O objeto do grupo é avaliar a minuta do Código de Conduta da RFB (Receita Federal do Brasil), documento rejeitado pelo Conselho de Delegados.
Na primeira reunião, os sindicalistas reafirmaram o entendimento do CDS de que o documento não é um instrumento adequado para difundir princípios éticos aos Auditores-Fiscais. Todos os termos da minuta estão sendo cuidadosamente estudados, e o GT já registrou diversas críticas que serão oportunamente apresentadas à categoria.
O GT deliberou pela realização de um grande evento, em nível nacional, para discutir sobre a necessidade de um código de ética. Uma nova reunião do grupo acontecerá em breve, quando será concluída a análise do documento. As conclusões serão levadas à Comissão de Ética da RFB.
Além de João Eudes, o diretor de Defesa Profissional da DEN, Dagoberto Lemos; e os Auditores-Fiscais Alfredo Jorge (São Paulo); Marcelo Calheiros (Curitiba); e Adriano Corrêa (Espírito Santo) fazem parte do GT. O Auditor-Fiscal João Cunha também compareceu à reunião.