Auditores devem atentar para o uso de luvas e máscaras
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) reitera o alerta aos Auditores-Fiscais que atuam nas aduanas sobre o risco de contaminação pelo vírus da gripe suína. Vale lembrar que a contaminação se dá por via aérea, por contato direto com pessoas infectadas ou por meio indireto, na utilização de objetos contaminados. Diante disso, é fundamental que os Auditores façam uso dos equipamentos de prevenção no manuseio de cargas, em especial, as que vêm do exterior.
A gripe suína continua contaminando brasileiros, sendo a grande maioria dos atingidos pessoas que fizeram viagens recentes para países como Argentina, Chile e EUA. Na tentativa de conter a propagação da doença, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou até que os brasileiros evitem viagens a esses países.
O atual cenário de contaminação pela gripe suína exige que os Auditores que trabalham na zona primária redobrem a atenção e não relaxem no uso das luvas e máscaras disponibilizadas pela RFB (Receita Federal do Brasil). Não se deve esquecer o alerta da OMS (Organização Mundial da Saúde), que já afirmou que a gripe suína é uma pandemia.