Greve dos Auditores entra na quarta semana com reuniões setoriais para acirrar movimento

A quarta semana de greve da categoria será marcada por reuniões do Comando Nacional de Mobilização com Auditores-Fiscais que atuam em diversas áreas da Receita Federal com o objetivo de acirrar o movimento grevista. Nesta terça-feira (12), às 9h, haverá reunião com as aduanas. Na quarta-feira (13), no mesmo horário, será a vez dos tributos internos, com entrega dos trabalhos para as chefias. Na quinta (14), a reunião será com as Delegacias de Julgamento (DRJs). A reunião com os Auditores de remessas expressa e postal ocorreu na sexta-feira (8).

Em greve desde o dia 20 de novembro, a categoria já realizou seis atos públicos pelo país, no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Belém e Recife, reunindo cerca de 600 Auditores. Outras iniciativas, como o “Dia do Canal Vermelho”, realizado em 30 de novembro, com verificação física e documental da totalidade dos produtos que passam por inspeção, também integraram o conjunto de ações.

O próximo ato público está marcado para o dia 19, em Porto Alegre, reunindo Auditores de todas as Regiões Fiscais, durante o Seminário de Planejamento da Fiscalização de 2024, realizado pela Receita.

A categoria reivindica o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundaf e alterações no texto do Decreto 11.545/2023, para pagamento do bônus de eficiência, conforme acordado pelo governo federal em 2016. Em Assembleia Nacional, realizada no dia 5 de dezembro, os Auditores-Fiscais decidiram, por ampla maioria, rejeitar a proposta financeira do governo federal para o pagamento do bônus (veja a matéria aqui).