Superintendente da 8ª RF homenageia Auditores

Os resultados da Operação Grandes Lagos, desencadeada em 2006 pela RFB (Receita Federal do Brasil), renderam homenagens da superintendência da 8ª RF (Região Fiscal) a 27 Auditores-Fiscais, 14 deles de São José do Rio Preto e o restante de Araçatuba, Araraquara, Campinas, Franca, Limeira, Presidente Prudente e Ribeirão Preto – todos municípios paulistas.

Na visita a São José do Rio Preto, no último dia 5, o superintendente da 8ª RF, Auditor-Fiscal Luiz Sérgio Fonseca Soares, destacou a importância do trabalho conjunto realizado entre os Auditores e órgãos como Ministério Público, Justiça Federal, Procuradoria da Fazenda Nacional, Polícia Federal e Secretaria de Estado da Fazenda.

A partir de constatações realizadas pela RFB na Operação Grandes Lagos, foi dado início a procedimentos contra dez grupos econômicos e diversas empresas e pessoas físicas. Os envolvidos são acusados, entre outros crimes, de arquitetarem um grande esquema de sonegação fiscal.

Após as operações de 2006, a Receita deflagrou várias fiscalizações nas empresas ligadas à organização. As provas reunidas, somadas às que já haviam sido colhidas no curso da investigação policial, permitiram a identificação de outras pessoas e empresas supostamente ligadas ao esquema fraudulento.

O trabalho resultou no lançamento de R$ 1,123 bilhão. Até agora, foram concluídas 138 fiscalizações, 1.292 diligências e abertos 1.851 procedimentos fiscais. Além disso, 88 fiscalizações e 333 diligências ainda estão em andamento. Durante a operação, a Justiça Federal decretou a prisão temporária de 109 pessoas e 28 preventivas. Também foi decretada a quebra de sigilo de todas as pessoas físicas e jurídicas.

O superintendente estima que será possível recuperar R$ 1,3 bilhão em créditos fazendários e previdenciários (imposto, multa e juros) de pessoas físicas e jurídicas supostamente envolvidas na operação. A expectativa é de que quase todo o dinheiro sonegado e que seria encaminhado para paraísos fiscais volte aos cofres públicos em razão das provas existentes.

 

Conteúdos Relacionados