Receoso, Governo dobra valor das diárias para Rio+20
A presidente Dilma Rousseff decidiu dobrar o valor das diárias de servidores federais que trabalharão na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, com início no próximo dia 13, no Rio de Janeiro. A determinação consta no Decreto 7.744, publicado no DOU (Diário Oficial da União) de quarta-feira (6/6).
Ainda não é sabido se havia um planejamento para conceder o aumento das diárias para o período ou se a decisão aconteceu em função do posicionamento dos Auditores-Fiscais contrário ao esforço extraordinário para o país receber os eventos internacionais.
É importante ressaltar, no entanto, que o reajuste no valor das diárias é apenas um alívio aos que estarão a serviço do Estado no evento, mas ainda é insuficiente para custear as despesas com hospedagem e alimentação de forma razoável.
A atitude é um claro reconhecimento do Governo do valor irrisório das diárias e uma solução efêmera e paliativa para atenuar questões que há tempos estão em discussão.
Mesmo diante da falta de compromisso do Governo com os servidores públicos, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) relembra que as carreiras que compõem a Campanha Salarial Conjunta acertaram que a Rio +20 está garantida. Diversos Auditores-Fiscais, dos quatro cantos do país, foram convocados para reforçar o trabalho no Aeroporto durante a Rio +20. Embora a categoria tenha se posicionado contra o esforço extraordinário para eventos internacionais no período de mobilização, o intuito não é inviabilizar esses eventos ou manchar a imagem do país no exterior.
O Sindifisco Nacional reitera que a mobilização da Classe continua forte, como foi demonstrado na Assembleia Nacional do dia 30 de maio, quando os Auditores-Fiscais deliberaram pela realização de operação-padrão na zona primária e crédito zero na zona secundaria nos dias 12 e 13 e, caso o Governo continue a ignorar as demandas da Classe. As mesmas ações serão repetidas a partir do dia 18 de junho por tempo indeterminado.
A Rio + 20 será uma oportunidade para as carreiras demonstrarem a excelência de seus serviços e de seu comprometimento com a sociedade. No dia 18 haverá manifestação dos Auditores-Fiscais no portão de desembarque internacional do Aeroporto do Galeão. A ideia é informar a quem chegar ao país, que apesar do tratamento dispensado aos Auditores-Fiscais, a Classe é comprometida com o Estado brasileiro.