DEN participa de audiência na Assembleia Legislativa do Paraná
O projeto Fronteira em Foco do Sindifisco Nacional foi destacado pelo diretor de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional, Gelson Myskovsky, em audiência pública promovida pela Comissão Parlamentar do Mercosul e de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 12 de agosto. O diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais, José Devanir de Oliveira, também participou da audiência, que buscou debater questões culturais, sociais, econômicas e educacionais das fronteiras.
Myskovsky alertou para a situação de abandono das fronteiras nacionais e defendeu a urgente necessidade de investimentos e de integração entre as instituições para que possa haver desenvolvimento sustentável nessas regiões. Para o sindicalista, as fronteiras somente deixarão de ser estigmatizadas quando o Estado se fizer presente de forma efetiva. O diretor afirmou também que é impossível ter uma integração satisfatória enquanto perdurar o descaso dos governos em relação aos pontos de fronteira.
De acordo com o diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais, José Devanir, a participação do Sindifisco Nacional na audiência pública para debater a questão fronteiriça proporcionou oportunidade importante para denunciar a situação de abandono em que se encontram as aduanas, conforme foi diagnosticado pelo projeto Fronteira em Foco recentemente concluído.
Na ocasião, o deputado estadual do Paraná, professor Lemos (PT) apresentou o projeto "O Rosto dos Povos das Fronteiras", que propõe uma série de "Alamedas do Conhecimento" para integrar cada vez mais os povos latino-americanos. Participaram da audiência, prefeitos da região oeste paranaense, o delegado da DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) Cascavel, Auditor-Fiscal Paulo Sérgio Cordeiro Bini, e representantes de universidades, ONGs, dos ministérios do Turismo e da Cultura e dos governos do Uruguai, do Paraguai e da Argentina.
A audiência pública foi realizada no Centro de Convenções de Cascavel.