Fronteira em Foco visita Auditores-Fiscais de Salvador
Salvador (BA) foi mais uma cidade visitada pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) como parte do projeto Fronteira em Foco II. O diretor de Defesa Profissional, Carlos Rafael da Silva, e o diretor de Assuntos Intersindicais, Hélio Roberto dos Santos, estiveram na manhã de 25 de abril no aeroporto e à tarde no porto da capital baiana. Também participou da visita o diretor suplente da DS (Delegacia Sindical) Salvador Hélio Sandro Pereira dos Santos.
No aeroporto, os diretores do Sindifisco Nacional se reuniram com os Auditores-Fiscais que trabalham no Teca (Terminal de Cargas) e no Terminal de Passageiros. As principais reclamações foram sobre a forma como são oferecidos os treinamentos e a respeito de um rodízio obrigatório – normatizado por um ato administrativo local. O rodízio obriga os plantonistas do Terminal de Passageiros a permutarem os plantões com os Auditores-Fiscais do Teca sempre que esses demonstrarem interesse.
O diretor de Defesa Profissional solicitou à DS o agendamento de uma reunião com os Auditores-Fiscais do aeroporto para elaborar uma sugestão de alteração do referido ato administrativo. Após a elaboração da proposta, a DEN vai intermediar a negociação junto ao inspetor local.
Outra reclamação foi com relação à lentidão da internet. Os plantonistas disseram ser este um dos maiores problemas que eles têm no aeroporto para liberar os passageiros selecionados para a fiscalização.
Os Auditores do Teca ainda reclamaram da falta de ar-condicionado e ventilação na área de verificação de mercadorias.
Com relação à Copa do Mundo, a Administração local afirmou estar tranquila, pois já está programado um reforço com Auditores-Fiscais da própria Região Fiscal para suprir a demanda.
Já no porto de Salvador, os diretores do Sindifisco Nacional conversaram com o inspetor, Auditor-Fiscal Luciano Freitas Maciel, o inspetor adjunto Raphael Albuquerque de Souza, além dos Auditores-Fiscais ali lotados. Os representantes da DEN constataram que o Porto é bem estruturado, funcionando no local a Tecon (Terminal de Contêiners) – empresa privada que administra o terminal de carga. O prédio da Inspetoria é antigo, mas está em reforma, juntamente com a construção do terminal de passageiros do Porto.
Na Inspetoria, trabalham 36 Auditores-Fiscais. Segundo a Administração, o número é suficiente para a execução dos trabalhos. A exceção seria a Vigilância, onde estão lotados quatro Auditores, sendo que dois estão de licença. Ao contrário do que afirma a Administração, os Auditores consideram que há sim uma sobrecarga de trabalho.
A Administração do porto também demonstrou tranquilidade em relação à Copa do Mundo. Existe a previsão de chegada de um navio proveniente de Miami, mas apenas cem passageiros desembarcarão no porto de Salvador. No entanto, pelo estágio das obras, não parece que o terminal de passageiros ficará pronto até a data do evento.