Fronteira em Foco visita porto e aeroporto de Natal
O diretor adjunto de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional, Leonardo Picanço, e o diretor adjunto de Estudos Técnicos, Alfredo Madeira Rosa, visitaram o Aeroporto e o Porto de Natal (RN), no dia 23 de abril, dando continuidade ao projeto Fronteira em Foco – Copa do Mundo.
Durante a visita ao Porto, os diretores conversaram com os Auditores-Fiscais ali lotados e ouviram reclamações em relação à falta de estrutura, como ausência de câmeras de segurança e demora na reposição ou conserto de portões e equipamentos de segurança com defeito. Além disso, falta pessoal de apoio para atender a demanda, segundo relataram.
O porto de Natal está sob condição de concessão pública e atende, principalmente, as exportações de frutas – cerca de 90% da atividade. Nas importações o principal cuidado dos Auditores-Fiscais é quanto à verificação física para evitar o subfaturamento.
Não há expectativa em relação a aumento de movimento durante a Copa do Mundo, já que navios de grande porte, como os de cruzeiros turísticos, têm dificuldades de atracar no cais devido às dimensões reduzidas.
Na visita ao Aeroporto, os diretores constataram que a estrutura e a equipe estão adequadas para atender a demanda normal e também a prevista para o Mundial. No entanto, os Auditores-Fiscais demonstraram preocupação em relação a um novo aeroporto internacional privado, na cidade de São Gonçalo do Amarante, que está em construção. O principal problema é a localização, numa região perigosa e distante cerca de 40 km do já existente. É possível que a logística de toda a equipe seja alterada, inclusive, com plantões de 24/72 horas.
Também estiveram nas visitas, juntamente com os diretores do Sindifisco Nacional, o presidente da DS (Delegacia Sindical) Rio Grande do Norte, Allan Patrick, e o diretor de Assuntos Parlamentares da DS, Gustavo Olímpio Duarte Patoilo.