Fronteira em Foco tem resultado positivo em Chuí
<
Ao abrirem em Chuí (RS) a segunda etapa do Fronteira em Foco, dirigentes do Sindifisco Nacional constataram que a primeira fase do Projeto – realizada de outubro de 2010 a março de 2011 – rendeu frutos naquela localidade. O 2º vice-presidente do Sindicato, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, e os diretores de Relações Intersindicais, Rafael Pillar, e de Relações Internacionais, Fábio Galízia – que também é diretor da Frasur (Federação de Arrecadação Fiscal e Aduaneira do Mercosul) – estiveram com Auditores-Fiscais de Chuí na terça-feira (7/5). A visita é também uma continuidade do projeto promovido pela Frasur, a partir de sugestão do Sindifisco Nacional, de integração entre Auditores-Fiscais brasileiros e aduaneiros de países vizinhos.
A construção de um espaço coberto para a abordagem dos veículos para fiscalização na unidade que faz divisa com o Uruguai, bem como a edificação de um depósito para o armazenamento de mercadorias apreendidas – reivindicações feitas pelos Auditores há dois anos, por ocasião da primeira visita do Fronteira em Foco – estão se tornando realidade. Já foram iniciadas as obras de ampliação da unidade com a previsão da construção de um prédio e espaço coberto com estrutura destinada à fiscalização dos carros de passeio que transitam na fronteira. Apesar de estarem pendentes outras demandas dos Auditores de Chuí, a construção dos novos espaços pode ser considerada um avanço.
“Com a reserva de um espaço para o depósito de mercadorias, houve uma redução no número de vagas para estacionamento de caminhões no pátio. A quantidade foi reduzida de 138 para 120, quando na realidade necessitamos de pelo menos 250 vagas”, reclamou o Audito-Fiscal Cássius Garcia, chefe da fiscalização de plantão.
Segundo os Auditores da localidade, também está em discussão um projeto de implementação do controle integrado entre a Aduana brasileira e a uruguaia para atuação conjunta no controle de bagagens no trânsito turístico entre os dois países. A intenção é melhorar as condições do trabalho aduaneiro na região.
Integração – A visita contou também com a participação de membros da AFA (Associação dos Funcionários Aduaneiros) do Uruguai. Os secretários de Relações Institucionais, Carmem Perez e Alfredo Betancur, além da representante sindical dos aduaneiros uruguaios, Elizabeth Teixeira, estavam presentes.
“A visita tem o objetivo de possibilitar uma integração entre os aduaneiros brasileiros e os uruguaios, bem como conferir a situação das instalações e condições de trabalho dos Auditores de Chuí, desde a última visita do Fronteira em Foco, em 2011”, ressaltou Fábio Galizia.
Os sindicalistas, membros da AFA e Auditores de Chuí trocaram informações sobre a atividade aduaneira nos dois países e discutiram formas de aprimoramento das condições de trabalhos nas aduanas.
Os representantes da DEN convidaram os Auditores de Chuí e os integrantes da AFA para participarem do Seminário Internacional Aduaneiro, que acontecerá em Porto Alegre (RS), nos dias 6 e 7 de junho.
“Fronteira é sempre um lugar perigoso, pois existe tráfico e contrabando. Daí a necessidade de se debater ações que visem a melhoria das condições de trabalho para os Auditores que atuam nessas localidades”, destacou Sérgio Aurélio. Ele reforçou ainda a importância de haver maior integração entre os aduaneiros nas faixas de fronteira da América Latina para a luta de interesses em comum, bem como o aprimoramento das atividades de fiscalização e repressão nas regiões fronteiriças.
Após a visita à Aduana no lado brasileiro, os sindicalistas foram à unidade aduaneira localizada no Chuy do Uruguai. Em um debate descontraído, os representantes da DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional e da AFA apresentaram a aduaneiros uruguaios o trabalho desenvolvido pela Frasur e trocaram informações acerca da atividade nos dois países. O encontro contou com a presença do Auditor-Fiscal Juliano da Silva, representante da DS Rio Grande em Chuí.
As visitas do Sindifisco Nacional e da AFA na fronteira do Brasil com o Uruguai seguem até a próxima quinta-feira (9/7), percorrendo as cidades de Jaguarão, Aceguá e Santana do Livramento, no Brasil; e Rio Branco, Aceguá e Rivera, no Uruguai.
{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2013/Maio/Bol901/Chui]}