Diretores visitam instalações da Receita em três municípios
Os diretores do Sindifisco Nacional que participam do "Fronteira em Foco" iniciaram nesta terça-feira (26/10) o cronograma de visitas do projeto em três municípios: Tabatinga, fronteira com a Colômbia e com o Peru pelo estado do Amazonas; Bonfim, fronteira com a Guiana por Roraima; e Vilhena, próximo da fronteira com a Bolívia, pelo estado de Rondônia.
Neste último município, os diretores Kurt Krause (Comunicação) e Maurício Zamboni (Diretor-Secretário) visitaram a Inspetoria da RFB (Receita Federal do Brasil). Lá, eles constataram que a má conservação do prédio, com a presença de rachaduras e de infiltrações, trazem o prenúncio da situação em que trabalham os servidores lotados naquela localidade.
Os muros que cercam o prédio também são outra preocupação: são baixos demais e não oferecerem segurança às mercadorias que ali ficam depositadas. Não bastasse isso, há apenas um segurança no turno da noite para tomar conta do depósito de mercadorias apreendidas.
A Inspetoria conta apenas com um Auditor-Fiscal, número insuficiente para realização das tarefas de rotina. No posto fiscal, que fica na BR 364, na saída da Amazônia Ocidental, e a 10 quilômetros da Inspetoria, as condições prediais são as mesmas. Má conservação e banheiros sem reparos. No espaço, inexiste acesso à rede da RFB por meio da internet e o mobiliário existente foi doado pelos próprios servidores. Até a situação legal do imóvel inspira insegurança, já que ele não possui escritura.
Amanhã (27/10) os diretores do Sindifisco estarão nos municípios de Brasiléia e Cruzeiro do Sul, no Acre; Pacaraima, em Roraima; e Cáceres, em Mato Grosso. As informações sobre as visitas feitas a Tabatinga (AM) e Bonfim (RR) nesta terça-feira serão publicadas em breve no site do Sindifisco Nacional e no Boletim Informativo da DEN.