Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público intensifica ações de fortalecimento aos servidores

No Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional, em Defesa das Estatais e dos Serviços Públicos, ocorrido nesta terça-feira (3), as entidades que integram a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público – dentre elas o Sindifisco Nacional – reuniram-se, no plenário da Câmara dos Deputados, para tratar de diversos temas de interesse das categorias. A data faz parte da “Semana de mobilização pela inclusão das servidoras e servidores federais na LOA 2024, arquivamento da PEC 32/20 (Reforma Administrativa) e em defesa dos Serviços Públicos”.
Em formato híbrido, a reunião serviu para que os servidores públicos de diferentes esferas pudessem informar dos atos e paralisações ocorridos em todo o país em função da data e externar sua insatisfação com vários mecanismos de fragilização do serviço público.
Sobre a possibilidade de aprovação da PEC 32/20, no Congresso Nacional, a Frente está buscando garantir o maior número de apoiadores contrários à matéria por meio de conversas com os parlamentares e assinaturas do “Manifesto contra a votação da Reforma Administrativa”. O documento também está sendo amplamente divulgado para a sociedade em geral.
O conjunto de servidores públicos discutiu ainda a necessidade de avanços nas mesas setoriais, da concessão de aumento dos benefícios, a partir da retirada das travas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da revogação de inúmeros atos nocivos que atentam contra o serviço público.
Em uníssono, os representantes das entidades sindicais falaram sobre ações de mídia que alcancem a população com a conscientização para a valorização dos serviços públicos e, consequentemente, dos servidores. Pelo Sindifisco Nacional, participou da reunião o diretor de Assuntos Parlamentares, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto.

Diversas ações
Como parte da semana de mobilização, estão previstas diversas ações. Dentre elas, uma vigília no Ministério da Gestão e Inovação (MGI) pela inclusão dos servidores no orçamento e negociação imediata, nesta quarta (4). O reforço no trabalho parlamentar contra a PEC 32 no Congresso Nacional ocorrerá na quinta (5). Já no sábado (7), haverá a realização de uma plenária com os servidores públicos federais, em Brasília, com debate sobre possibilidade de greve.