Sindifisco convida administração para reunião do Conselho
O 1º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lupércio Montenegro, e o diretor de Relações Internacionais, João Cunha da Silva, que também ocupa o cargo de presidente da Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul), convidaram nesta terça-feira (19/10) a Coordenação-Geral de Relações Internacionais da RFB (Receita Federal do Brasil) para participar dos debates do conselho executivo da Federação. O encontro ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro em Florianópolis (SC), concomitantemente ao Conaf 2010 (Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais de Receita Federal do Brasil).
Como o coordenador-geral da pasta, Auditor-Fiscal Marcos Aurélio Pereira Valadão, encontra-se em viagem internacional, eles foram recebidos pelo coordenador-substituto, Auditor-Fiscal Aparecido França. Na ocasião, o vice-presidente do Sindifisco fez uma apresentação do que é a Frasur e de seu presidente, que é o primeiro brasileiro no cargo em 16 anos de existência da entidade. “Após esses anos, os países integrantes da Frasur viram com bons olhos a escolha do Brasil para ser o país que assume as responsabilidades da Federação e o João Cunha já vem participando de uma série de reuniões internacionais que englobam interesses em comum”, disse Lupércio.
Entre as pautas do conselho, estão a preparação do seminário de negociação no setor público, a aplicação de convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho), como a 151, que trata da organização sindical e da resolução de conflitos trabalhistas no serviço público, e a organização do simpósio aduaneiro, que deve ocorrer em fevereiro de 2011, em Foz do Iguaçu (PR).
“Será muito satisfatória a participação da Receita na reunião do conselho da Frasur, já que o Brasil pode apresentar suas experiências de trabalho e os avanços que podem ser experimentados por outros países”, avaliou João Cunha.
Na oportunidade, o coordenador-geral substituto de Relações Internacionais da Receita recebeu o convite e afirmou que levará o assunto ao secretário da RFB, Auditor-Fiscal Otacílio Cartaxo, além de consultar a agenda do coordenador da pasta.
“Há o interesse de participação. O Brasil está em um nível maior de aprimoramento em diversas questões e na condição de ajudar mais do que ser ajudado. Fazendo isso com os países vizinhos, a gente vai se fortalecendo”, endossou.
Frasur – Vale ressaltar que a eleição para a direção da Frasur foi realizada em junho deste ano por representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Argentina e Chile, que votaram na chapa de consenso, encabeçada pelo diretor do Sindifisco, João Cunha. Ele foi eleito por unanimidade. O diretor-adjunto de Comunicação, Rafael Pillar, integra o Conselho Fiscal da Federação.