Frasur luta em favor dos pleitos da Aduana Argentina
A Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul) se reuniu, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, com os aduaneiros daquele país, no Conselho Executivo da Frasur em Buenos Aires. O presidente da federação, Fábio Galízia (Diretor de Relações Internacionais do Sindifisco Nacional), relatou que o encontro foi realizado na Argentina a pedido dos anfitriões, que atravessam sérios problemas como o não cumprimento de acordo de recomposição salarial firmado pelo governo, conforme já noticiado anteriormente.
Os aduaneiros realizaram paralizações de atividades nas quintas e sextas-feiras das duas últimas semanas, conforme estabelecido em decisão de assembleia da categoria.
Durante a estada na Argentina, a Frasur foi recebida pelo Diretor Geral de Aduanas, Carlos Alberto Sánchez, oportunidade em que Galízia agradeceu pelo pronto atendimento ao pedido de reunião com os membros da Frasur e solicitou que ele intercedesse, junto ao governo argentino, em nome da Afip (equivalente à RFB na Argentina), em favor dos justos pleitos da categoria de aduaneiros, cujo sindicato, Supara, afiliado da Frasur, negociou acordo que foi firmado pela Presidência da República, Ministério do Trabalho e Ministério da Fazenda argentinos e ainda não cumprido.
“Expliquei a Sánchez que é interesse da Afip, da Supara e dos aduaneiros argentinos que a situação não se agrave, pois, no limite, poderia desembocar em uma greve que seria ruim para todos”, ponderou.
Galízia também se manifestou no sentido de demonstrar solidariedade aos companheiros argentinos e indignação com a posição do governo, que acordou reposição inflacionária com todas as categorias do funcionalismo público e não a implementou apenas em relação aos trabalhadores da Afip.
Confira aqui a ata da reunião.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2014/08-Agosto/Bol1206/frasur/]}