Federação alerta sobre risco de privatização da Aduana colombiana

A Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul) alerta para o risco de privatização da Aduana Colombiana. A situação foi relatada em artigo do Sinedian – Sindicato Nacional de Empregados da DIAN (Direcion de Impuestos y Aduanas Nacionales), equivalente à Receita Federal do Brasil na Colômbia. O documento está intitulado como “Aduana Colombiana em cheque pelo desejo de privatização do Governo”.

O artigo informa que a “Direção de Gestão Organizacional do Governo Nacional” luta para incluir pontos no “Plano Nacional de Desenvolvimento” daquele país com a intenção de criar um “Centro Nacional de Operações Aduaneiras”. O centro teria funções de coordenação, planejamento, supervisão, controle, análise e informação do órgão, ou seja, as atividades fundamentais e gerenciais. O mesmo seria administrado pela iniciativa privada, possivelmente escolhidas “a dedo” por contratação direta.

Em função dessas denúncias, o Sindifisco Nacional solidariza-se com os companheiros colombianos na luta contra a tentativa de privatização de funções e atividades típicas de Estado. Na mesma linha, a entidade deseja que, ao invés deste tipo de ação, os governantes daquele país concentrem seus esforços no fortalecimento do órgão arrecadador e aduaneiro por meio de ações que garantam melhores ferramentas, treinamento e condições de trabalho a seus funcionários no combate ao contrabando e à lavagem de dinheiro.

O diretor de Relações Internacionais do Sindifisco Nacional, Fabio Galizia, é integrante da diretoria da Frasur e esteve na presidência da Federação no último mandato.

Conteúdos Relacionados