Fórum discutirá corrupção e crescimento sustentável no país
Começa, nesta terça-feira (15/5), a 3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que este ano tem como tema “O papel das carreiras de Estado na promoção do desenvolvimento do Brasil e no combate à corrupção”. O evento, que se estenderá até as 18h de quarta-feira, dia 16, será realizado no auditório Planalto, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
A finalidade do evento é discutir os caminhos para o crescimento sustentável do país, com servidores públicos eficientes e uma máquina pública equilibrada e livre da corrupção.
A Conferência vai debater assuntos como: a importância da meritocracia para o desenvolvimento; os limites da indicação política no Estado brasileiro; as carreiras de Estado no fortalecimento da autonomia e capacidade da máquina pública; os reflexos da Previdência Complementar nas carreiras de Estado; e fiscalização e garantia da integridade ética das carreiras de Estado.
A organização do evento convidou especialistas do Brasil e do exterior que discorrerão sobre o bom funcionamento da máquina quando os servidores são valorizados, quando não há corrupção e quando há garantias de bom serviço à sociedade.
Pela primeira vez, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) participará da Conferência. A Confederação divulgará um estudo exclusivo sobre "O custo da Corrupção para o desenvolvimento do País". A apresentação será feita por Pablo Silva Cesário, gerente-executivo de Relacionamento com o Poder Executivo da CNI.
No segundo dia de Conferência, será realizado o Talk Show “Copa do Mundo e Olimpíadas: O Estado está preparado?”, com apresentação do coordenador de Políticas Públicas do Instituto Ethos, Felipe Saboya Braga; e o consultor legislativo do Senado Federal Alexandre Sidnei Guimarães. O mediador da mesa será o colunista esportivo Juca Kfouri.
Já confirmaram presença no evento: Juarez Freitas (jurista e professor da PUC/RS); Márlon Reis (juiz de Direito e membro do Comitê Nacional do MCCE); Sylvio Costa (diretor e fundador do site Congresso em Foco); Ricardo Andrade Saadi (diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídico Internacional da Secretaria Nacional da Justiça do Ministério da Justiça); Luiz Alberto dos Santos (subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais – Casa Civil); Zélia Pierdoná (procuradora Regional da República); Guilherme Feliciano (juiz do Trabalho, professor da USP e representante da Anamatra); e Lucieni Pereira (vice-presidente do Sindilegis).
Veja aqui a programação completa da conferência.