Font: exposição sobre proposta de Reforma Tributária derruba secretário da Receita

A palestra do Auditor-Fiscal Marcelo de Sousa Silva, secretário especial adjunto da Receita Federal, durante o Fórum Tributário Nacional (Font), promovido pelo Sindifisco na terça (10), gerou um efeito inesperado: a queda do titular do órgão, Marcos Cintra.

A apresentação do Auditor vem tendo enorme repercussão em toda a imprensa desde ontem. Isso porque foi a primeira vez que um representante do atual governo federal apresentou de forma sistematizada um projeto de Reforma Tributária considerado oficial – e com um ingrediente pra lá de polêmico: a criação de uma contribuição sobre pagamentos, nos moldes da extinta CPMF.

Desde ontem, os principais portais de notícias e jornais televisivos do país vêm dando ênfase à proposta, ressaltando o novo tributo, idealizado para substituir a contribuição patronal sobre a folha de pagamentos, a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O foco principal seria a desoneração da folha de pagamento, estimulando a retomada do emprego formal e do crescimento econômico, segundo o Auditor-Fiscal.

Marcelo de Sousa Silva participou do Font substituindo o próprio Cintra, que não pôde comparecer ao evento. Ele foi um dos palestrantes do painel “Propostas Tributárias Atuais”, ao lado do economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e um dos idealizadores da PEC 45, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), em tramitação na Câmara dos Deputados; e do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, autor da PEC 293-A/04, que tramita no Senado como PEC 110/2019, de autoria do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O assunto esteve entre as manchetes principais de jornais como a Folha de São Paulo e o Estadão, além de ter merecido grande destaque em todos os principais programas jornalísticos da Rede Globo, entre outros muitos canais de comunicação, colocando em evidência o evento realizado pelo Sindifisco Nacional.

  

Conteúdos Relacionados