Fórum discute estrutura de eventos

O vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lúpercio Montenegro, participou na segunda-feira (12/9) de reunião do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) que discutiu a estrutura da “3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado”, marcado para os dias 22 e 23 de maio de 2012; e também a do seminário “O Estado e a Previdência Complementar – O futuro do Serviço Público”, agendado para o dia 22 de setembro.

A comissão que planeja a conferência apresentou as sugestões de temas que deverão ser discutidos no evento – a meritocracia como combate à corrupção; o papel das carreiras típicas de Estado na luta contra a corrupção e na promoção do desenvolvimento do país; e a realização de grandes eventos no Brasil (Copa do Mundo e Olimpíadas), que teria como foco a preparação do Estado para receber as competições que se avizinham.

Apresentadas as sugestões, foram discutidas as temáticas e recomendados alguns palestrantes. A comissão reestruturará a programação de acordo com as discussões e retornará ao fórum, que a distribuirá às entidades que o compõem a fim de subsidiar a continuidade e a definição da programação do evento.

Na opinião de Lupércio Montenegro, a escolha dos temas é muito oportuna. “A meritocracia é um tema que precisa ser discutido, sobretudo porque é uma defesa ao concurso púbico e também uma forma de combater a corrupção. Quanto aos debates sobre os grandes eventos, é importante que se comece a discutir, desde já, qual o legado que ficará para o país. Temos que chamar os políticos para essas conversas e também representantes do portal Transparência Brasil, organização autônoma que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção no país e a observação da aplicação dos recursos públicos”, afirmou Montenegro.

Seminário – O seminário “O Estado e a Previdência Complementar – O futuro do Serviço Público” terá início às 9h30 com uma palestra magna sobre o tema.

Em seguida, haverá o painel “PL 1992/07: Desafios da Governança”, que terá seis palestrantes, entre eles a vice-presidente do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União), Lucieni Pereira. Em breve, serão divulgados o local e a programação completa do evento.