Fonacate: Sindifisco apresenta nova diretoria na primeira Assembleia do ano e detalha panorama da mobilização

O 1º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Tiago Barbosa de Paiva Almeida, e o diretor de Relações Internacionais e Intersindicais, Auditor-Fiscal Dão Real Pereira dos Santos, participaram, na tarde desta terça-feira (8), da primeira Assembleia Geral de 2022 do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que reúne 34 entidades representativas de servidores públicos. Os participantes definiram as ações prioritárias para o ano e aprovaram o calendário de eventos.

A ocasião foi oportuna para apresentar a nova Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco, que assumiu em janeiro deste ano. Os dirigentes relataram como tem sido a articulação entre os Auditores-Fiscais em todos os setores e unidades da Receita Federal. Também comentaram os reflexos da mobilização que envolve a realização de operações-padrão para buscar sensibilizar o governo federal a atender as principais reivindicações da categoria. Entre elas, a assinatura de um decreto regulamentando a Lei 13.464/2017, a revisão do corte orçamentário da Receita em R$ 1,2 bilhão e a necessidade de realização de concurso público.

Na pauta do Fonacate, a realização da 7ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado, que deverá ser realizada em maio. A temática será “Rumo ao Estado Necessário”, título da obra que o Fonacate lançou em 2021.

O encontro com presidenciáveis também deve ocorrer assim que os candidatos forem confirmados. As entidades apostam levar as pautas das carreiras para os debates políticos e as preocupações com o desenvolvimento sustentado do Estado brasileiro.

Eles ainda abordaram a necessidade de alerta com relação à PEC 32, de 2020, que trata da reforma administrativa, caso os parlamentares insistam na votação desta matéria no Plenário da Câmara dos Deputados.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Fonacate

Conteúdos Relacionados