Entidades do Fonacate repudiam declaração de Guedes
Após chamamento do Sindifisco Nacional e de federações dos Fiscos estaduais e municipais, as entidades reunidas no Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) divulgaram nesta quinta (30) uma nota pública de repúdio à declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que, ao elencar fatores que prejudicam o ambiente de negócios no Brasil, afirmou que “tem fiscal chantageando a companhia”, atacando, de forma grosseira e inaceitável, os servidores do Fisco de todo o país.
“Não é a primeira vez que o ministro tenta desmoralizar servidores públicos. Em maio de 2019, na Câmara dos Deputados, ele já havia colocado em suspeição a idoneidade do funcionalismo. Em fevereiro deste ano, ao defender a proposta de reforma administrativa, comparou servidores a ‘parasitas’. Essas declarações, assim como a do mais recente episódio, configuram assédio institucional e são inaceitáveis, sobretudo no momento em que o serviço público brasileiro está na linha de frente do combate à crise sanitária, econômica e social provocada pela pandemia do novo Coronavírus”, ressalta o texto da nota.
Além do Sindifisco Nacional, mais 30 entidades assinam o documento, que pode ser acessado aqui e conferido abaixo.
O Sindifisco Nacional e as entidades representantivas da fiscalização tributária dos demais entes da federação, junto com outras áreas de fiscalização, estão se articulando para buscar em juízo reparação pelas declarações insultuosas.