Fonacate reforça mobilização pelas emendas à PEC da Reforma da Previdência

O Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado) realizou, nesta terça-feira, dia 14, reunião do Conselho Deliberativo para tratar das emendas da entidade à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 06/2019, da Reforma da Previdência. Durante a reunião, foi deliberada uma moção de apoio à mobilização nacional pela educação, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 15, em universidades de todo o Brasil, assim como um indicativo de adesão à greve geral marcada para o dia 14 de junho. O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, George Alex Lima de Souza, participou da reunião.

Nas últimas semanas, o Fonacate tem intensificado a atuação no Congresso Nacional, recolhendo assinaturas de parlamentares em apoio às dez propostas da entidade para a Reforma da Previdência. Nos próximos dias, o trabalho parlamentar continua, explica o presidente do Fonacate, Rudinei Marques. “Estamos focados na coleta de assinaturas para viabilizar nossas dez emendas que corrigem o texto da PEC 06. Em paralelo, estamos participando dos debates na Comissão Especial, fazendo um contraponto à visão oficial do governo. E agora começa também uma nova etapa de mobilização das nossas categorias, pois acreditamos que o dia 14 de junho pode ser um divisor de águas nesse debate”, diz ele.

Para Rudinei, boa parte dos servidores públicos ainda não tem dimensão das perdas ocasionadas pela Reforma da Previdência. “Precisamos sensibilizar as categorias para que juntos possamos reverter esse jogo”, ressalta, acrescentando que existe uma “alienação geral” da sociedade em relação ao tema, inclusive entre prefeitos e vereadores de pequenos municípios, que serão diretamente atingidos, uma vez que boa parte da economia dessas localidades é movimentada pelos aposentados do INSS e do serviço público. Uma das medidas mais criticadas é a redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC) de um salário mínimo para R$ 400.

Para ampliar a discussão sobre a Reforma da Previdência, o Fonacate está estudando a realização de um debate público, em parceria com um grande veículo de comunicação do DF, com a participação de representantes do governo, parlamentares e especialistas indicados pelas entidades. “Nosso desafio é fazer com que esse tema chegue a todos os interessados”, concluiu.

Conteúdos Relacionados