Fonacate lança na quinta os Cadernos da Reforma Administrativa

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), em conjunto com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, lançará oficialmente, na quinta (20), os Cadernos da Reforma Administrativa. O evento, em formato telepresencial, será acompanhado pelo diretor de Relações Internacionais e Intersindicais do Sindifisco Nacional, Kurt Krause.

As publicações contêm estudos produzidos por especialistas e acadêmicos com os objetivos de qualificar o debate e contextualizar o teor das propostas do parlamento e do governo, que flerta com a redução do número de carreiras, a diminuição dos salários e o fim da estabilidade no serviço público. O coordenador da Comissão de Estudos do Fonacate, José Celso Cardoso Júnior, explica que os Cadernos da Reforma Administrativa, em contrapartida, organizam “um conjunto mais adequado de propostas”.

Na visão de Kurt Krause, é necessária a discussão sobre uma reforma visando a aumentar a eficiência dos serviços públicos prestados à sociedade, principalmente aos mais necessitados, mas o modelo sugerido pelo governo deve ser afastado. “O principal objetivo dessa proposta é o desmonte do serviço público. Para isso, irão procurar solapar os direitos que os servidores públicos, com muito esforço, ainda têm, e irão desmontar e privatizar o que puderem, sem preocupação com os cidadãos”, avalia Kurt.

Entre outros assuntos, os cinco primeiros cadernos (disponíveis aqui) destrincham temas como os “diferenciais de remuneração entre os setores público e privado no Brasil” e “a regulamentação do direito de negociação coletiva e de greve no setor público”. Além do lançamento oficial da série Cadernos da Reforma Administrativa, o evento de quinta-feira terá um debate especial sobre os cadernos 6 e 7, que abordam a gestão e a avaliação de desempenho no setor público brasileiro.

A transmissão do lançamento dos Cadernos da Reforma Administrativa e do debate online terá início às 16h30, pelo perfil do Facebook e pelo canal do YouTube do Fonacate. Confira os detalhes no convite oficial do evento.

Conteúdos Relacionados