Fonacate lança mais dois Cadernos da Reforma Administrativa
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) lançou, nesta quinta (3), as edições 9 e 10 dos Cadernos da Reforma Administrativa. As publicações abordam temas relacionados às propostas de reforma do governo e do Congresso Nacional, sob o ponto de vista acadêmico e profissional, com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.
A 9ª edição, intitulada “Aperfeiçoamento das Normas Fiscais Brasileiras”, foi escrita pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor). A publicação analisa as vantagens e desvantagens de cada uma das seguintes alternativas de arranjo institucional: manutenção das normas vigentes, Plano Mais Brasil, Flexibilização do Teto de Gastos e Revogação do Teto de Gastos. O trabalho contou com as participações de 23 especialistas, que conduziram a pesquisa e desenvolveram o texto voluntariamente.
Já o caderno de nº 10 – que trata da “Essencialidade do Planejamento Público e Capacidade Governativa no Brasil: aporias e utopias para um mundo pós-pandêmico” – tem como autor o doutor em Economia José Celso Cardoso Júnior. Ele é técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e coordenador da Comissão de Estudos do Fonacate. A publicação destrincha temas como “planejamento participativo” e “fortalecimento do Estado”, segundo perspectivas históricas e com foco no posicionamento – atual e futuro – do Brasil no plano internacional.
Clique neste link para acessar todos as dez edições da série Cadernos da Reforma Administrativa.