Fonacate lança mais cinco “Cadernos da Reforma Administrativa”

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) lançou, na quarta (15), mais cinco publicações da coleção “Cadernos da Reforma Administrativa”. A série de textos – escritos por pesquisadores, professores e especialistas em temas relacionados – é uma contribuição científica do Fonacate aos debates sobre a PEC 32/2020.
As novas publicações (números 27 a 31 da coleção) foram apresentadas em uma transmissão no canal da entidade no YouTube. Durante o lançamento, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, lembrou que a coleção surgiu com objetivo de qualificar as discussões sobre a proposta de Reforma Administrativa do governo federal. “E depois percebemos que tínhamos que pôr em debate o que está na gênese das reformas liberais do Brasil e do mundo, ou seja, uma proposta que se sustenta a partir de um viés fiscalista e pouco preocupado com as necessidades do atendimento à população”, recordou Rudinei.
O caderno 27 da coleção intitula-se “Pandemia, Resposta Emergencial e os Riscos da Austeridade Fiscal no Brasil.” Seu autor é Rodrigo Octávio Orair, técnico de planejamento e pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O caderno 28 aborda a “Austeridade Fiscal e Captura do Orçamento Público no Brasil”. Três economistas assinam a obra: Bruno Moretti, Francisco R. Funcia e Carlos O. Ocké-Reis.
No caderno 29, o tema abordado é “O Subfinanciamento do Estado Brasileiro e os Processos de Privatização e Financeirização dos Serviços Públicos”. A obra foi escrita pelo Auditor Federal de Finanças e Controle Luiz Alberto Marques Vieira Filho, que é delegado sindical do Unacon Sindical e doutorando em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“Democracia Vilipendiada, Privatização e Desmonte de Políticas Públicas sob o Governo Bolsonaro” é o tema do caderno 30. O professor/pesquisador em Ciências Sociais Carlos Eduardo Santos Pinho e o professor de Ciência Política e Administração Pública Arnaldo Provasi Lanzara são os autores da publicação. Já o caderno 31 foi escrito pelo economista e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Ladislau Dowbor. O título da publicação é “A Base Financeira da Retomada do Desenvolvimento”.
Para acessar e fazer o download de todos os textos da coleção “Cadernos da Reforma Administrativa”, basta clicar neste link.