Fonacate é chamado para integrar Frente Parlamentar

O Fonacate (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado) foi convidado na quinta-feira (24/5) a integrar a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, que será lançada no dia 19 de junho, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, às 14h. O convite foi oficializado ao presidente do Fonacate e do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, pelo deputado Luiz Pitiman (PMDB/DF), que preside a Frente, em reunião na quinta-feira (24/5). O grupo já nasce grande – 240 parlamentares, entre deputados e senadores de diferentes partidos já estão empenhados na missão proposta.

Para Delarue, a Frente é um espaço importante para a discussão sobre gestão pública. " Essa é uma oportunidade para trabalhar melhorias para o país e para sociedade”.

Uma nova reunião entre o deputado, Delarue e outros representantes do Fórum foi agendada para terça-feira (29/5), a fim de discutir quais as formas em que o Fórum poderá contribuir para o bom funcionamento da Frente.

A ideia é que a Frente se torne uma promotora da excelência em gestão pública no país, segundo explicou o deputado. “Essa Frente permitirá, pela primeira vez, que os três Poderes debatam os mesmos temas sobre a gestão pública. Nossa missão é exercer a representação política e promover a participação da sociedade propondo leis que contemplem o aprimoramento das políticas públicas”, disse o deputado.

Estrutura – A Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública tem uma estrutura diferenciada das outras que já surgiram no Congresso Nacional. A diretoria tem um presidente e cinco vice-presidentes. São nomes de peso no cenário político, entre os quais destacam-se o senador Aécio Neves (PSDB/MG) e do deputado Ricardo Berzoini (PT/SP).

A Frente também é composta por nove coordenadorias setoriais, cada uma responsável por um assunto relevante para o Estado e para a sociedade – Reforma de Estado; Profissionalização e Meritocracia; Inovação e Tecnologia; Assuntos Federativos; Saúde; Educação; Segurança; Obras; e Transporte.

Delarue destacou que a Reforma Tributária é um assunto palpitante, especialmente no que se refere à distribuição da carga tributária, e que é interessante criar uma coordenação específica para tratar do assunto. O deputado já acatou a sugestão e a décima coordenação será designada já na próxima semana.

Conteúdos Relacionados