Folha de S. Paulo: mobilização da Classe impacta na arrecadação

Finalmente a imprensa reconhece oficialmente que o impacto da mobilização dos Auditores Fiscais no resultado da arrecadação de impostos do Governo. Nesta terça-feira (20/9), a Folha de São Paulo destaca a forte queda da arrecadação em agosto. Uma das influencias apontadas pela publicação para tal fato seria a paralisação dos Auditores Fiscais.

Segundo o jornal, os dados fazem parte de uma estimativa feita com base nas informações que o Tesouro Nacional fornece ao Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). O número mostra que o recolhimento de impostos e contribuições caiu 9% no mês, em comparação a agosto de 2015. Em julho, a queda havia sido de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A reportagem faz um alerta a toda a sociedade: arrecadação de tributos segue no fundo do poço. A matéria deixa claro que as paralisações da fiscalização em diversas esferas contribuem fortemente para essa realidade. A secretaria da Fazenda de São Paulo verificou efeito da paralisação na arrecadação de ICMS de agosto, sobretudo dos impostos.

Para a DEN (Diretoria Executiva Nacional), esse cenário é um reflexo do não cumprimento de um acordo que foi firmado com a Classe pelo Governo. Esse atraso vem causando prejuízos à Classe, mas principalmente prejuízos incomensuravelmente maiores para o Governo.

É importante ressaltar que acima de tudo, o descumprimento do acordo em todos os termos trará prejuízos irreversíveis a curto e a médio prazos, pois conflagrará ainda mais a Receita Federal do Brasil. A Classe espera que diante desses números o Executivo e o Legislativo entendam a importância do tema para o país e busquem a celeridade da aprovação da integra do PL 5964/16.

Confira aqui a íntegra da reportagem. 

Conteúdos Relacionados