Fiscalização intercepta drogas, munição e armamento
Em operação integrante do projeto Fronteira Blindada na noite de quarta-feira (20/3), a equipe de Fiscalização da RFB (Receita Federa do Brasil) de Foz do Iguaçu (PR) interceptou 32,5 quilos de maconha, uma pistola 9mm com dois carregadores e 50 projéteis para calibre .380, no Posto Fiscal Bom Jesus, em Medianeira (PR).
Ao abordar um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu – Cascavel, a fiscalização localizou, com auxílio de cães farejadores, maconha e projéteis em uma única mala do bagageiro. O proprietário da mercadoria tem 18 anos e foi preso em flagrante delito, sendo encaminhado à Polícia Civil de Medianeira (PR).
Em vistoria a outro ônibus, que seguia de Foz do Iguaçu para a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, a fiscalização encontrou uma pistola 9mm e dois carregadores. Neste caso, não foi possível identificar o proprietário do armamento.
As ações são programadas pelo Precon (Grupo de repressão ao Contrabando) semanalmente e deflagradas simultaneamente, de modo a surpreender o contraventor. E, ao que tudo indica, as ações serão intensificadas a partir da próxima semana, quando o Grupo receberá mais um cão farejador, segundo explicou o chefe do Precon, Auditor-Fiscal Cristian Kutinskas.
“Temos dois cães que nos auxiliam na identificação de drogas ocultas nas bagagens. Esse novo animal é um cachorro treinado para nos apontar entorpecentes transportados presos ao corpo das pessoas”, explicou Kutinskas.
O auxílio de cães tem se tornado cada vez mais importante no trabalho da RFB (Receita Federal do Brasil), pois as modalidades para o transporte de drogas passam por inovação constante. É comum que as drogas sejam ocultas em bexigas, dentro de peças de brinquedos, de computadores e em outras mercadorias.