Fiscalização intercepta droga, veículos e mercadorias estrangeiras
A equipe de fiscalização da DRF (Delegacia da Receita Federal) Foz do Iguaçu (PR) fez a apreensão de 1,8 quilo de crack em operação de rotina na Aduana da Ponte Internacional da Amizade. A droga estava presa às pernas de uma jovem de 17 anos.
A apreensão ocorreu no sábado (4/2) por ocasião da abordagem de um táxi de placa paraguaia que transportava a adolescente. Seu aparente nervosismo resultou em uma revista mais minuciosa. Mas, antes mesmo que a droga fosse encontrada, ela confessou que havia dois tabletes de crack presos por fita adesiva em suas pernas. Um vestido comprido ocultava a mercadoria.
“O comum é encontrar droga em mochilas e malas, mas presas ao próprio corpo já fazia algum tempo que não encontrávamos”, disse o chefe de Pia, Márcio Zamiam.
Apreensão de veículos – No domingo (5/2), viaturas da RFB (Receita Federal do Brasil) seguiram um comboio de três veículos, a partir de São Miguel do Iguaçu (PR). Com o apoio da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) de Assis Chateaubriand (PR), foi montada uma barreira que possibilitou a apreensão de um dos veículos.
Outras forças de segurança locais foram acionadas para localizar os outros dois carros fugitivos. Um deles – GM/Malibu – refugiou-se 20 km à frente, numa fazenda, sendo localizado pela Polícia Militar de Brasilândia do Sul (PR), carregado com eletrônicos e informática.
O terceiro veículo foi detido em Goioerê (PR). Os três carros seguiriam para Brasília (DF) e tinham rádios comunicadores ocultos no painel. Os veículos foram lacrados e encaminhados para a Receita Federal em Foz do Iguaçu. O total das apreensões, entre mercadorias e veículos, foi estimado em R$ 200 mil.
Mais mercadorias – Na sexta-feira, dia 3, a equipe de fiscalização da DRF (Delegacia da Receita Federal) de Foz do Iguaçu, em operação conjunta com agentes da Polícia Federal Fazendária, realizou a apreensão de três veículos que seguiam em comboio pela BR-277, no município de Céu Azul (PR).
Ao avistarem as viaturas, os veículos empreenderam fuga. Um dos veículos, que estava carregado com eletrônicos, entrou em uma estrada rural sem saída e provocou um acidente com uma viatura da PF (Polícia Federal).
Outro veículo transportava eletrônicos e o terceiro fazia o papel de batedor. Os três carros possuíam rádio comunicador oculto no painel, que estavam sintonizados na mesma frequência. O comboio tinha como destino a cidade de Belo Horizonte (MG).
Cinco pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu e os veículos encaminhados ao pátio da Receita Federal. “Fizemos um trabalho de inteligência junto à Polícia Federal e já aguardávamos a passagem dos veículos, afirmou o chefe do Precon (Grupo de Repressão ao Contrabando), Auditor-Fiscal André Ferreira dos Santos.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2012/02-fevereiro/Bol596/Apreensoes/]}