Fiscalização intercepta quase 28 kg de maconha em Foz do Iguaçu

 

Em dois dias de operação, a equipe K9 da RFB (Receita Federal do Brasil) de Foz do Iguaçu (PR), em conjunto com agentes da Denarc (Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos) da Polícia Civil e patrulheiros da PRF (Polícia Rodoviária Federal), apreenderam 27,74 quilos de maconha encontrados em três ônibus, um de viagem e outros dois de linha. A ajuda dos cães de faro na ação foi decisiva para encontrar a droga.

A primeira apreensão aconteceu na noite de sexta-feira (20/01) quando a equipe abordou um ônibus que fazia a linha Foz – Londrina. Dentro de uma mochila, que estava no bagageiro do coletivo, havia 7,74 quilos de maconha prensada. Com base no controle de bagagens, a equipe identificou o proprietário que era um menor de idade. O adolescente foi encaminhado à Polícia Civil de SantaTerezinha de Itaipu, juntamente com o entorpecente.

Segundo o chefe do Precon (Grupo de Repressão ao Contrabando) da DRF/Foz, Auditor-Fiscal André Ferreira dos Santos, as “mulas” – como são chamadas as pessoas que transportam a droga – sequer têm o trabalho de camuflar a mercadoria. “Geralmente o traficante alicia uma pessoa que tem dívida com ele para fazer o transporte da droga. Essas mulas não temem perder a droga porque, aqui, o entorpecente é muito barato”, explica o Auditor.

No sábado (21/01) os servidores da equipe do K-9 da Receita Federal, desta vez em conjunto com equipes da GPFaz (Grupo de Polícia Fazendária) e K-9 da Polícia Federal, realizaram mais duas apreensões de maconha, num total de 21 quilos.

As duas apreensões foram realizadas durante fiscalização de ônibus de linha, com a ajuda de cães de faro. Em ambas as ocorrências, a droga foi localizada em malas que se encontravam no bagageiro dos veículos. A ajuda dos animais tem contribuído cada dia mais para o resultado do trabalho, segundo explicou André Ferreira. “Os cães nos permite verificar um número maior de bagagens com mais agilidade”, afirma.

Numa das malas, que pertencia a um menor, havia 12 quilos da droga, em outra havia nove quilos. Ambos os infratores foram encaminhados à Polícia Civil em Medianeira, juntamente com o entorpecente, para as devidas autuações.

As equipes também apreenderam um grande número de mercadorias irregulares e um veículo com placa estrangeira que era conduzido por uma brasileira. 

Conteúdos Relacionados