Fiscalização impede contrabando de 2.400 caixas de cigarro
Uma denúncia anônima levou à apreensão de duas carretas repletas de cigarros contrabandeados do Paraguai. A ação, realizada pela equipe de fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil) Foz do Iguaçu com apoio da PF (Polícia Federal), ocorreu na quinta-feira (9/2), no posto de pedágio localizado no município de São Miguel do Iguaçu (PR).
“A denúncia nos deu as características de uma carreta e nos informou que ela estaria saindo do Paraguai pela BR 277. Ao identificarmos uma carreta com as características da denúncia, iniciamos a abordagem nela e em outras que estavam no local. Nesse momento, o motorista de outra carreta fugiu, deixando inclusive o motor ligado. Identificamos a carga de cigarros nas duas carretas”, relatou o chefe em exercício do Precon (Grupo de Repressão ao Contrabando), Auditor-Fiscal Marcelo Mossi.
De acordo com o Auditor, a primeira carreta abordada tinha placa brasileira e, conforme a falsa documentação apresentada, estaria transportando uma carga de MDF. O motorista foi preso em flagrante delito. Já a segunda, era originária do Paraguai.
Foram apreendidas 1200 caixas de cigarros em cada carreta, totalizando 2400 caixas. O valor das cargas e dos veículos foi estimado em R$ 1 milhão.
Os veículos e os cigarros foram encaminhados ao pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para a lavratura dos autos de infração e a aplicação da pena de perdimento. Os proprietários das carretas serão multados em R$ 2,4 milhões pela importação clandestina de cigarro.
Para Mossi, o crescimento do número de denúncias anônimas reflete o aumento da confiança da população. “As denúncias têm se tornado cada vez mais comuns e estamos tendo bons resultados, graças a essa ajuda da sociedade. Como as pessoas percebem que os telefonemas não caem na vala comum, elas se sentem incentivadas a continuar denunciando”, avaliou.