Fiscalização apreende quatro veículos lotados de contrabando
Em mais uma ação da Operação Fronteira Blindada, a fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil) em Foz do Iguaçu (PR) apreendeu três ônibus e um veículo carregados de mercadorias contrabandeadas do Paraguai. A interceptação aconteceu no Posto de Fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) nos limítrofes do município de Céu Azul. As mercadorias ainda não foram desembaraçadas, mas têm valor estimado em R$ 450 mil.
A abordagem dos três coletivos ocorreu por volta das 14h. Os três ônibus não possuíam habilitação junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para transporte de passageiros. Nas vistorias, também foram identificadas grandes quantidades de mercadorias variadas com indícios de destinação comercial, sem comprovação de regular importação. Os ônibus têm placas de Mira Estrela/SP, Rio Negrinho/SC e Curitiba/PR.
Segundo o chefe do Precon (Grupo de Repressão ao Contrabando) da DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) de Foz do Iguaçu, Auditor-Fiscal Cristian Kutinskas, a equipe de fiscalização voltava de Cascavel, quando visualizaram os veículos. “Há um sistema que faz leitura de placas e já identifica todas as irregularidades do veículo. Os três ônibus já eram alvos suspeitos. Pelo histórico de viagens, já sabíamos que passariam pelo local”, explicou o Auditor.
Na sequência, foi abordado um veículo de passeio com placa de Foz do Iguaçu (PR), carregado com diversos volumes de mercadorias, principalmente de bazar.
Todos os veículos estão no pátio da RFB, onde será feita a contagem e a valoração das mercadorias e lavrados os autos de infração visando à aplicação da pena de perdimento. Ninguém foi preso.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2013/Julho/Bol952/fiscalizacao/]}