Equipe da Direp da 10ª Região Fiscal apreende carga de cigarro em caminhão-tanque
A perspicácia da equipe de fiscalização da Direp 10ª RF (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da 10ª Região Fiscal) resultou na apreensão de, aproximadamente, 250 mil maços de cigarros contrabandeados.
A apreensão aconteceu no dia 9 de fevereiro, na BR-290, próximo ao km 87, em Porto Alegre (RS). Ao abordar, com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), uma carreta-tanque, a equipe de fiscalização desconfiou da rota alegada pelo motorista. Diante disso, o caminhão foi encaminhado à sede da RFB (Receita Federal do Brasil). Em uma análise mais detalhada do reboque, foi constatada uma adulteração na sua estrutura. Durante a fiscalização o motorista fugiu do local, reforçando os indícios de que havia alguma irregularidade.
Em função da impossibilidade de visualização do conteúdo do tanque, a equipe da Direp requisitou um caminhão-scanner da RFB para a verificação do interior do reboque-tanque. Ao passar a carreta pelo scanner ficou comprovada a existência de grande quantidade de cigarros paraguaios no interior.
O valor total da apreensão, veículo e mercadoria, incluindo, ainda, a multa, poderá chegar a R$ 1 milhão. O caminhão será descarregado na semana seguinte. O veículo foi removido para um depósito da Receita Federal na região metropolitana de Porto Alegre.