Sindifisco cria novo espaço de informação sobre Previdência
O Sindifisco Nacional passou a ter agora, de forma permanente, um espaço exclusivo de informações de relevância acerca da Previdência Social no site da entidade. A nova seção, intitulada “Previdência em Destaque”, entrou no ar na tarde desta segunda-feira (6/12).
Ela pode ser acessada de duas maneiras: no banner, localizado no canto inferior da página, ou pelo menu principal, opção "Justiça Fiscal e Seguridade". O objetivo é oferecer aos filiados e demais interessados uma série de informações atualizadas sobre o tema, como legislação e proposições em tramitação no Congresso Nacional. Artigos de especialistas renomados, textos ilustrativos com casos de jurisprudência recente, vídeos e documentos de eventos promovidos pelo Sindicato também farão parte do acervo.
“A partir do momento em que houve a unificação dos sindicatos que representam os Auditores [Secretarias da Receita Federal e da Receita Previdenciária], passou a ser importante que esse tema, Previdência, seja de domínio de todos e que o Sindifisco seja uma referência não apenas para a nossa Classe, mas para a sociedade como um todo”, disse o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue.
O 1º vice-presidente da entidade, Lupércio Montenegro, acrescentou que, “desde a fusão das secretarias, a arrecadação e a fiscalização das contribuições previdenciárias ficaram a cargo da Receita [Federal do Brasil], mas faltava na página do Sindicato um espaço em que essas questões fossem discutidas. Agora, temos esse mecanismo que pode contar, inclusive, com a colaboração de todos”.
Engajamento – A discussão sobre a Previdência Social entre a categoria e a sociedade foi o motivo que levou o Sindifisco Nacional a promover os debates sobre o tema, já que o regime previdenciário garante a sobrevivência de milhões de brasileiros. Neste sentido, uma das iniciativas da DEN (Diretoria Executiva Nacional) foi a de criar o projeto “Previdência Social: um debate necessário”, que já percorreu vários estados e terá prosseguimento no ano que vem.
“É de fundamental importância que o Sindifisco participe dessa discussão sobre o regime social do país, uma das maiores conquistas do povo brasileiro, porque até hoje existe muito desconhecimento sobre o assunto. Tanto é verdade que um dos maiores crimes cometidos pela imprensa e pelo governo é a divulgação do falacioso déficit da Previdência. Por isso, acredito que este espaço de diálogo venha a contribuir para esclarecer dúvidas e divulgar orientações”, endossou o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz.
Na mesma linha de orientação à sociedade sobre o tema, a Diretoria de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional desenvolveu em outubro deste ano a Nota Técnica 21, intitulada “Financiamento da Seguridade Social: do ‘Déficit’ da Previdência ao Superávit da Seguridade”. No documento, a Diretoria analisa a polêmica do déficit da Previdência Social, tema recorrente em discussões e debates sobre o sistema de pagamento de benefícios e aposentadorias no país.