Corte de orçamento na RFB continua repercutindo na mídia

Os problemas decorrentes do corte dos recursos na RFB (Receita Federal do Brasil), que refletiram no crescimento de 40% da entrada de mercadorias ilegais no país em 2013, foram o mote da entrevista do presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, à Rádio Jovem Pan na manhã de quarta-feira (8/1). 

O sindicalista citou a redução de gastos com combustíveis, passagens e diárias como algumas das dificuldades da Fiscalização nas fronteiras e a queda de 40% nas operações programadas para o mesmo período. Medicamentos, armas, cigarros e entorpecentes estão entre as principais mercadorias ingressadas de maneira criminosa no país.

Diante do problema, o presidente do Sindifisco defendeu a importância do controle aduaneiro porque protege a própria economia nacional na medida em que os Auditores conseguem barrar produtos que entrariam de forma desleal em relação a produtos produzidos pela indústria. "Sem contar com a segurança à população com medicamentos proibidos e cigarros contrabandeados", ressaltou.

Damasceno lembrou que em 2014 o Brasil estará em evidência por conta da realização de grandes eventos e que o controle aduaneiro é essencial na garantia da segurança do país.

Confira a entrevista na íntegra.

images/videos/2014/EDClaudioDamasceno.mp3

Conteúdos Relacionados