Exposição comemora Dia Internacional da Aduana
Uma exposição com quase 20 fotos das principais alfândegas, lanchas, cães farejadores, helicópteros e demais elementos que fazem parte da infraestrutura e atividade da Aduana, foi inaugurada, na segunda-feira (28/1), pela Suari (Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil) e Coana (Coordenação-Geral de Administração Aduaneira), em Brasília (DF). A exposição marca o Dia Internacional das Aduanas, comemorado em 26 de janeiro.
Para marcar a data, também está sendo realizada a 2ª edição do Projeto “Receita Federal convida: conheça nossa Aduana”, em 41 unidades administrativas da RFB, que busca aproximar ainda mais a Receita Federal da sociedade.
A abertura da exposição fotográfica contou com a participação do secretário da RFB, Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto, da secretária-adjunta, Auditora-Fiscal Zayda B. Manatta, do subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil, Auditor-Fiscal Ernani Argolo Checcucci Filho, do Coordenador-Geral de Administração Aduaneira, Auditor-Fiscal Dário da Silva Brayner Filho, e da diretora-adjunta de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Bette Maria, que é lotada na Disif (Divisão de Suporte e Infraestrutura Aduaneira).
Durante o evento, Barreto creditou o sucesso da Aduana à qualidade do corpo funcional da RFB, que é, atualmente, referência mundial em fiscalização tributária. O secretário lembrou ainda que o órgão está constantemente se reciclando para acompanhar as inovações tecnológicas. O secretário enviou, inclusive, uma mensagem parabenizando cada um dos integrantes do quadro funcional da RFB.
Embora também tenha creditado o sucesso da Aduana ao quadro funcional altamente qualificado, o coordenador Dário da Silva Brayner demonstrou preocupação com a sobrecarga dos servidores que, em função das aposentadorias do órgão, vem acumulando trabalho para tornar a Aduana a referência que é.
“Temos expectativas de ingresso de novos servidores provenientes do último concurso, mas ainda precisamos de mais gente. Por mais que nossos servidores se capacitem, a demanda da Aduana é crescente, especialmente diante de grandes eventos como os que se aproximam”. Dário também tem expectativas com a publicação do Regulamento Aduaneiro, que vem sendo revisado desde 2009, como um importante apoio no trabalho da fiscalização. E não deixou de elogiar o Projeto “Fronteira em Foco”, do Sindifisco, como apoio na política de investimentos da RFB.
“O Projeto Fronteira em Foco foi fundamental para determinar investimentos e readequação estrutural dos pontos de fronteiras”, disse o coordenador.
Já ao subsecretário de Aduana e Relações Internacionais Ernani Argolo Checcucci Filho coube a divulgação da arrecadação Aduaneira de 2012 que trouxe resultados como arrecadação de R$ 93 bilhões em tributos e direitos vinculados ao comércio exterior; apreensão de R$ 2 bilhões em mercadorias e veículos; realização de 2.680 operações de vigilância e repressão vinculadas à Operação Fronteira Blindada, dentre outros.
Dia Internacional das Aduanas-No dia 26 de janeiro, as Aduanas celebram o seu dia internacional. A data marca a sessão inaugural do CCA (Conselho de Cooperação Aduaneira), que teve lugar em Bruxelas, Bélgica, em 1953. Atualmente, o CCA tem 177 membros e é conhecido como OMA (Organização Mundial de Aduanas).
A diretora Bette Maria convida a todos para visitar a exposição que fica no túnel que liga o prédio principal do Ministério da Fazenda ao anexo, em Brasília (DF).
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2013/01-janeiro/Bol835/Galeria_exposicao_aduana/]}